quinta-feira, 30 de dezembro de 2010


o ano de 2010 foi uma grande temporada para o mundo
dos videogames. Os desenvolvedores de jogos faturaram
 bilhões durante este período, tornando-se o ramo de
 entretenimento de maior destaque, ultrapassando, inclusive, o cinema.
Tivemos muitos games com uma boa dose de inovação, como o Flower (Playstation 3), e Limbo (Xbox 360). Isso sem falar nas sequências tão esperadas, como Assassins Creed e Super Street Fighter IV (PS3, Xbox 360 e PC), além de, é claro, Mass Effect 2 (Xbox 360 e PC) e Read Dead Redemption – este último eleito o melhor jogo do ano.
Pois bem. Passado um excelente ano de lançamentos, nada melhor do que iniciar 2011 com o pé direito, com novos e bons jogos para nos divertir, ainda mais nesse período de férias.
Esta é a nossa lista com os principais lançamentos previstos para janeiro de 2011.

Lost In Shadow
Um jogo inovador onde o personagem principal é a sombra de
 um garoto aprisionado em uma torre colossal, em volta de um paraíso, mas que está sob o domínio das forças do mal.
Lost In ShadowLost In Shadow (Foto: Divulgação)
A sombra de um menino vivo foi encomendada para libertar todas as sombras dos mortos que rondam o local. Sua jornada começa no pé da torre, e só lhe resta usar esta sombra para desvendar os caminhos do game e libertar as outras sombras da escuridão em que se encontram.
Com uma aventura envolvente, puzzles e umgameplay bastante envolvente, Lost in Shadow tem tudo para ser um belo jogo, para começo de conversa. O game tem lançamento marcado para 04 de janeiro, com exclusividade para o Nintendo Wii.

Kingdom Hearts Re:coded
Kingdom Hearts Re:codedKingdom Hearts Re:coded (Foto: Divulgação)
Um dos grandes sucessos da Square Enix, o Kingdom Hearts, recebe uma nova história em seu enredo de sucesso. Nela, o game descreverá novos capítulos da jornada de Sora, pois Jiminy Cricket - o grilo falante - descobriu uma mensagem misteriosa em seu diário, de algo que não teria escrito, e assim acaba descobrindo a existência de um novo Sora.
O capítulo será lançado para a plataforma mobile (já que, no Japão, o jogo chegou via celular), mas a Square já fez a sua adaptação - e com exclusividade - para o Nintendo DS. Kingdom Hearts Re:coded tem data de lançamento marcada para 11 de janeiro.

DC Universe Online
DC Universe OnlineDC Universe Online (Foto: Divulgação)
DC Universe Online é uma das grandes apostas da DC Comics e da Sony para o ano que vem. O jogo é um MMORPG (RPG Online Multiplayer em Massa) que vai mostrar o universo dos quadrinhos de uma das mais famosas produtoras do gênero.
DC Universe Online vai ser lançado no dia 11 de janeiro, com versões para Playstation 3 e PC.
Little Big Planet 2
Little Big Planet 2Little Big Planet 2 (Foto: Divulgação)
O jogo do simpático Sackboy, o pequeno e divertido personagem que todos partilham nas aventuras de LittleBigPlanet, recebeu sua segunda versão com muitos novos recursos que darão ao jogador a capacidade de criar o seu próprio jogo.
O compartilhamento foi o grande sucesso do primeiro jogo, pois milhares de novas fases foram criadas por fãs de diversas outras franquias e games famosos. Se aproveitando deste sucesso, sua produtora lançara uma plataforma de criação completa, dando o poder aos jogadores de não só criarem uma nova fase, mas também um jogo completo.
Little Big Planet 2 tem data de lançamento confirmada para 18 de janeiro, exclusivamente para Playstation 3.
Mass Effect 2
Mass Effect 2Mass Effect 2 (Foto: Divulgação)
O jogo que conta a história do comandante Shepard pousa com tudo no Playstation 3. Com suas qualidades aprimoradas e com as expansões adicionais presentes no disco Blu-Ray já em seu lançamento, o game tende a atrair massivamente os jogadores do console da Sony.
Com muita ação e reviravoltas da narrativa do jogo, Mass Effect 2 é uma das grandes opções para janeiro aos detentores de um PlayStation 3. O game tem data de lançamento confirmada para 18 de janeiro. Veja mais do jogo no artigo que o TechTudo fez (link abaixo).

Dead Space 2
Dead Space 2Dead Space 2 (Foto: Divulgação)
Dead Space 2 traz de volta o terror ao mundo dos videogames. Talvez este seja um dos poucos títulos à ainda mantém de pé o gênero “survivor horror”. O game conta a história do engenheiro Isaac Clarke, que embarca em uma missão suicida com o objetivo de reparar uma nave de mineração no espaço. Durante o trabalho, ele descobre que a nave se tornou um pesadelo horripilante, regado de muitas criaturas bizarras, terror e sangue.
O game é um dos destaques, se não o maior deles, dentre os lançamentos, e já tem dada para chegar no Playstation 3, Xbox 360 e PC: 25 de janeiro.
Lord of Arcana
Lord of Arcana (Foto: Divulgação)Lord of Arcana (Foto: Divulgação)
Mais um lançamento da Square Enix para janeiro, desta vez para o Playstation Portátil (PSP). Fixado em um mundo de fantasia com muita originalidade e beleza, Lord of Arcana possui uma jogabilidade emocionante. Com seu modo multiplayer simultâneo para até quatro jogadores, o game permite que você e seus amigos montem uma equipe para enfrentar monstros e difíceis batalhas juntos.
Com visual incrível e ação ininterrupta, misturado com um boa jogabilidade cooperativa, Lord of Arcana é um jogo para não deixar passar, e seu lançamento já está marcado para o dia 25 de janeiro.

terça-feira, 28 de dezembro de 2010



Saiba quais são as fraudes mais comuns na internet no fim de ano

Época é mais favorável a golpes na web.
Veja dicas de analistas e pesquisadores para compra segura na rede.


Mulher realiza compra pela internetMulher realiza compra pela internet.
(Foto: Robert Galbraith/Reuters)
À medida que a Internet cresce, a popularidade das compras on-line também aumenta nos sites de e-commerce.

As estimativas mais recentes na América Latina indicam que devem ser gastos cerca de US$ 22 milhões em 2010 com o comércio eletrônico – valor que especialistas esperam que seja elevado até 58% em 2011 e, que está chamando atenção de criminosos cibernéticos em todo o mundo.

Pensando na segurança do internauta, a equipe global de analistas e pesquisadores da Kaspersky Lab preparou uma lista com as principais ameaças e fraudes utilizadas no fim de ano, além de dicas para o usuário efetuar as compras.
Ameaças mais comuns




Engenharia Social

Essa técnica usa, normalmente, o senso de urgência para atrair a atenção do internauta, oferecendo, por exemplo, uma grande oferta por tempo limitado. Essas promoções falsas podem levar a contaminações geradas por websites e e-mails inescrupulosos; links infectados; e até mesmo mensagens maliciosas do Twitter.

Phishing
E-mails supostamente de organizações legítimas solicitando doações a pessoas carentes durante as festividades ou indicando produtos para as compras de final de ano. Na verdade, os links dos e-mails levam a websites maliciosos e coletam as informações pessoais e de cartões de crédito do remetente.

Cupons de Natal
Os criminosos estão usando websites e e-mails maliciosos com cupons promocionais falsos para roubar o dinheiro dos usuários que buscam economizar nas compras de fim de ano.

Resultados de busca infectados
Também conhecido como Blackhat SEO. Os fraudadores manipulam as ferramentas de busca para que os links maliciosos sejam os primeiros na lista de resultados. Eles levam a vítima a páginas que infectam o computador para roubar seu dinheiro e/ou sua identidade.

Fraudes em redes sociais
Mensagens postadas automaticamente no perfil do usuário por amigos que tiveram as contas comprometidas ou recados particulares que pareçam suspeitos levam, frequentemente, a sites maliciosos ou a softwares projetados para roubar dinheiro. Com o uso difundido das redes como Facebook e Twitter, esse tipo de ameaça está se tornando cada vez mais comum. O Koobface é um tipo particular de ameaça com foco nas redes sociais, com mais de 1.000 versões diferentes desse malware detectados.
Os alvos favoritos dos criminosos cibernéticos
Como sempre, o alvo é o dinheiro do internauta. Segundo a pesquisa mais recente da Kaspersky Lab, os criminosos cibernéticos tentam enganar as pessoas ao utilizarem nomes confiáveis de lojas virtuais, companhias aéreas, bancos, sistemas de cartões de crédito ou serviços de entrega conhecidos para distribuir softwares maliciosos, tais como Trojan-Banker.Win32, Trojan-Spy.Win32 ou Trojan-PSW.Win32, produzidos na América Latina. Esses malwares são capazes de roubar todos os tipos de informações sigilosas e não apenas os dados financeiros da vítima.
Outra fraude comum envolve as ofertas de iPhones e outros smartphones de forma gratuita e de recarga para celular, que são publicadas como sendo de operadoras de telefonia móvel oficiais. Essa é outra tendência típica da América Latina. Ao contrário do resto do mundo, os criminosos cibernéticos latino-americanos preferem táticas de engenharia social ao invés de explorar vulnerabilidades de softwares. Isso inclui ataques direcionados, via MSN ou e-mail, por exemplo, vindo de amigos que tiveram as contas controladas pelos cybercriminosos. Esses ataques levam a websites maliciosos, que fazem o download de trojans bancários para roubar as informações financeiras das vítimas.
Dicas de segurança



Antes de efetuar as compras:
1. Saiba o que e de quem você está comprando. Dê preferência a websites conhecidos, de boa reputação, confiáveis e, que tenham números de atendimento ao cliente e endereço físico. Sempre fique atento ao comprar em novos locais.

2. Mantenha o seu computador e solução antivírus atualizados e seguros. As ameaças explicadas acima ocorrem normalmente sem serem detectadas e acontecem em seu navegador. Portanto, atuam facilmente se não houver a proteção correta. Certifique-se também de usar sempre a última versão dos programas, incluindo navegador e sistema de operacional.

3. Esteja atento ao receber cupons eletrônicos que você não tenha solicitado. Isso pode ser uma tática dos criminosos cibernéticos para roubar seu dinheiro, sua identidade ou ambos.

4.
 Sempre siga a regra de ouro da compra on-line: quando algo parece muito bom para ser verdade, desconfie. Evite ofertas e promoções irreais.
Ao fazer suas compras:
1. Sempre digite o nome do website que você quer visitar na barra de endereço do navegador.

2. Sempre vá diretamente ao endereço real do website das organizações de caridade para as quais deseja fazer uma doação. Nunca clique em links fornecidos em e-mails ou em resultados de ferramentas de busca.

3. Certifique-se de que sua transação está criptografada e que a sua privacidade está protegida. Muitos sites usam o protocolo SSL (Secure Sockets Layer) para proteger as informações. Verifique a URL do seu navegador para garantir que ele começa por "https://" e tenha o ícone de um cadeado fechado do lado direito da barra de endereço ou na parte inferior da janela. De acordo com as tendências mais recentes de malware, isso não é garantia, mas é um indicador útil sobre a segurança do site.

4. Utilize um cartão de crédito exclusivo para compras on-line.

5. Utilize senhas difíceis e não utilize as mesmas palavras-chaves para todos os websites. Evite utilizar termos e frases comuns.

6. Para evitar o roubo de informações pessoais em compras tradicionais, mantenha sempre o cartão de crédito próximo a você e utilize caixas eletrônicos conhecidos e de confiança.

Depois de fazer suas compras:
1. Verifique seus extratos de banco e de cartões de crédito para conferir se há erros e transações suspeitas.

2. Utilize um serviço de monitoramento de crédito para alertá-lo sobre possíveis problemas.