segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Mais de 57 mil sites fraudulentos são criados semanalmente por cibercriminosos.


  • Para invadir as máquinas e obter dados dos usuários, os hackers utilizam cerca de 375 marcas e nomes de organizações mundiais conhecidas
    Para invadir as máquinas e obter dados dos usuários, os hackers utilizam cerca de 375 marcas e nomes de organizações mundiais conhecidas
Sites criados por criminosos virtuais para roubar ou infectar computadores chegam a mais de 57 mil por semana, segundo um estudo divulgado nesta quarta (26) pela Panda Labs.
Para invadir as máquinas e obter dados dos usuários, os hackers utilizam cerca de 375 marcas e nomes de organizações reconhecidas mundialmente, enganando as vítimas. Esses termos costumam se manter no topo da lista dos principais motores de busca do mundo, como o Google.
A técnica utilizada pelos cibercriminosos é o BlackHat SEO: links para sites fraudulentos aparecem sempre nas primeiras posições das buscas, quando os usuários procuram por marcas de sua preferência. O falso site tem aparência idêntica à do original ou muito similar. Sites de bancos são mais propensos a esse tipo de ataque.
Os tipos de empresas mais utilizadas pelos criminosos da internet são bancos (65%), lojas online (26,81%), fundos de investimentos e corretoras (2,30%), organizações governamentais (1,92%) e plataformas de pagamento (1,80%).
Para evitar esse tipo de ataque, o internauta deve ficar atento aos endereços dos sites e, se possível, utilizar aplicativos no navegador que sinalizem sites fraudados.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011


Aprenda a medir a velocidade da sua internet

Nível: Básico
Aplicativo necessário: SpeedTest ou RJNET-Velocímetro ou Speed.io
Número de passos: 9
banda larga está cada vez mais difundida no país e, com isso, nos acostumamos ao acesso rápido de qualquer lugar. Hoje, a definição de uma boa internet, é uma conexão rápida que viabiliza a realização de multiplas tarefas.
Então, você já se perguntou se a velocidade de internet que você contrata da sua prestadora de serviços está de acordo com a que é disponibilizada a você? É possível medir facilmente a velocidade da sua conexão e tirar essa preocupação da cabeça. O TechTudo separou para você três formas simples de testar a velocidade da sua internet. Veja só:
SpeedTest
Passo 1. Entre no site do SpeedTest (www.speedtest.net/);
Passo 2. Selecione a região que você se encontra;
Passo 3. Espere o velocímetro medir a sua velocidade, enquanto o download ocorre no medidor ao lado. Sua velocidade de download aparecerá no lado esquerdo da tela junto ao Ping;
Speedtest (Foto: Reprodução)Speedtest (Foto: Reprodução)
RJNET - Velocímetro
Passo 4. Entre no site do RJNET (www.rjnet.com.br/1velocimetro.php);
Passo 5. Clique no ícone de Iniciar Teste, no canto inferior direito da imagem;
Passo 6. Em seguida, o site te dará o resultado do seu teste com a velocidade média registrada as estatísticas e qualidade da sua conexão;
RJ Net (Foto: Reprodução)RJ Net (Foto: Reprodução)
Speed.io
Passo 7. Entre no site do Speed.io (www.speed.io/index_en.html);
Passo 8. Clique no botão Start Speedtest. Aguarde o carregamento dos dados;
Passo 9. O site te dará suas informações como velocidade de download, upload, conexões e Ping.
Speed-Io (Foto: Reprodução)Speed-Io (Foto: Reprodução)

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

5 motivos para atualizar para o Windows 7 em 2011

 Rick Broida, PC World EUA
29-12-2010


Ano novo, sistema novo! Vejam porque é hora de abandonar o velho e surrado Windows XP e adotar de vez um sistema operacional do século 21


Podemos conversar? A julgar pelos e-mails que recebo todo dia, sei que muitos de vocês ainda estão usando o Windows XP. Posso entender o motivo: ele é como aquele sapato velho e confortável. Além do mais, ele já se pagou ao longo dos anos. O Windows 7 provavelmente parece amedrontador, e com certeza a Microsoft não está distribuindo kits de upgrade gratuitos.

Mas é hora de evoluir. De deixar o Windows XP descansar. Jogue o que é velho fora! Acreditem, não estou bancando o garoto-propaganda da Microsoft. Estou sinceramente tentando te levar rumo a uma experiência de computação melhor.

Aqui estão cinco motivos pelos quais eu acho que você deveria migrar para o Windows 7:

1. Ele vai resolver seus problemas de rede. O Windows XP pode dar muita dor de cabeça na hora de ligar seus PCs em rede. Mas graças em parte a tecnologias como o HomeGroup, com o Windows 7 isso é moleza.

2. É muito mais seguro. O Windows XP é como um barquinho de papel furado flutuando em um oceano de malware. O Windows 7 é como um cruzador de batalha. E digo isso por experiência própria: em meu PC não tenho nada mais que o Windows 7 e um ou dois utilitários de segurança gratuitos.

3. É mais fácil encontrar as coisas. Graças a recursos como as bibliotecas (Libraries) e a caixa de busca onipresente, você não precisa mais perder (muito) tempo procurando seus documentos, fotos, músicas em MP3 e afins.

4. O Windows Media Center é sensacional. Especialmente se você tiver um sintonizador de TV compatível. Você nunca mais vai se preocupar com a programação da TV a cabo.

5. Ele é simplesmente... melhor! Lembrem-se que essa é só minha opinião, mas o Windows 7 é cheio de ajustes que tornam a vida mais fácil. Depois que você se acostumar, sua produtividade vai despencar sempre que você tiver que voltar a usar uma máquina com o Windows XP.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Gamer exibe computador de R$ 25 mil na Campus Party

Batizado de HAF X BR Machine, equipamento possui processador Intel Core i7, quatro placas de vídeo e 12GB de RAM.

Para alguns usuários o desempenho do computador é fundamental, principalmente para os gamers, que querem tirar o máximo proveito dos gráficos e dos jogos e são capazes de fazer investimentos que costumam chegar aos milhares de reais. Contudo, o que você acha de gastar 25 mil reais em um computador?

Foi o que fez Raphael Turci que, em parceria com uma empresa, pegou os melhores componentes disponíveis no mercado e montou, de acordo com ele, o computador mais caro da América Latina. A máquina possui um processador Intel Core i7 980x, com 12GB de RAM e nada mais do que quatro placas de vídeo nVidia GeForce GTX580, além de um HD de 1 TB e outro SSD de 40GB.

Esse “monstro”, batizado de HAF X BR Machine, ainda possui capacidade para rodar jogos e vídeos em 3D, com ajuda de óculos 3D da Nvidia. O IDG Now! conversou com o dono do equipamento e contou do que esse possante é capaz, além de sua configuração completa, no vídeo abaixo.


Tire a poeira de seu PC pois ela pode está ganhando vida dentro dele

Com o tempo, seu computador pode ficar sujo por dentro e por fora. Veja como tirar toda essa poeira e deixá-lo limpinho!


A poeira acumulada em seu PC pode parecer inofensiva, mas na verdade é um perigo. Ela pode se aglomerar em “tufos” que atrapalham o funcionamento das ventoninhas que retiram o calor de componentes críticos, como o processador, e entupir saídas de ar dificultando a refrigeração. Com isso o PC pode superaquecer, o que pode levar a “reboots” misteriosos ou até a uma falha total de hardware.

Mas resolver esse problema é fácil e não leva mais que alguns minutos. Em primeiro lugar, desligue o micro e desplugue todos os cabos, exceto o de força. Toque em alguma parte de metal exposto do gabinete (como a cobertura dos slots PCI) para descarregar a energia estática acumulada em seu corpo e impedir que ela danifique componentes internos. Agora sim, desplugue o cabo de força.

Prepare o ambiente

Use sapatos e trabalhe em um ambiente sem carpete. Algumas precauções adicionais podem proteger ainda mais seu equipamento. Coloque uma camada de borracha (como um Mouse Pad, por exemplo) entre o PC e a mesa de trabalho. O ideal é trabalhar usando um bracelete anti-estática (encontrado em lojas de componentes eletrônicos) conectado a uma parte de metal do PC.

Abra o gabinete. Muitos deles possuem portas laterais presas por parafusos Phillips, mas os mais recentes tem parafusos que podem ser removidos com os dedos, apelidados de “thumbscrews” – consulte o manual do fabricante para checar as instruções corretas.

Faxina completa

Tire com as mãos qualquer tufo de cabelo, poeira e outras obstruções que você encontrar dentro do micro. Não use um aspirador de pó!. Depois, use uma lata de ar comprimido (também encontrada em lojas de componentes) para “soprar” o restante da poeira para longe dos slots e frestas. Use um bico comprido para alcançar os cantos mais difíceis.



Use ar comprimido, e amarre os cabos para desobstruir a ventilação
limpar_pc_placa-360px.jpg
Se possível faça uma limpeza completa em todo o gabinete, mas concentre-se em tirar a sujeira das áreas de ventilação. Amarre os fios em feixes e fixe-os nas laterais, para que não obstruam o fluxo de ar. Feche novamente o gabinete e reconecte tudo. Para diminuir o acúmulo de poeira, tente manter o computador longe do chão, já que a maioria da poeira é originada aí. Repita esse ritual de limpeza anualmente, principalmente se você tiver animais de estimação em casa.

Não se esqueça das portas
limpar_pc_portas-360px.jpg
Com o passar do tempo, portas e conectores também podem ficar cheios de poeira, o que pode ocasionar mau-contato e outros problemas. Se você estiver com problemas ao conectar dispositivos USB, por exemplo, limpar os conectores pode ser o primeiro passo rumo à solução.

Antes de mais nada, desligue o micro. Se alguma das portas estiver visivelmente entupida – com papel, giz de cera, chiclete ou vítima de outra arte similar de uma criança – remova gentilmente a “obstrução” usando um palito de dente. Lembre-se: as portas Ethernet, serial e similares possuem pinos frágeis. Faça movimentos cuidadosos de dentro pra fora para evitar que eles se dobrem ou quebrem, o que só iria piorar o problema.



Tire a poeira acumulada nas portas para evitar mal-contato



Para situações menos “grudentas”, use a lata de ar comprimido para se livrar da poeira. É muito importante lembrar que essas latas contém gás comprimido que sai muito gelado e pode ser perigoso se inalado, então é importante manter a lata fora do alcance de crianças. Use os jatos de ar em pequenos disparos.

No caso das portas USB, termine a limpeza com um cotonete embebido em álcool isopropílico ou em uma solução de limpeza própria para componentes eletrônicos. Não use o cotonete nas portas Ethernet, serial ou qualquer outra com pinos visíveis, já que fiapos de algodão podem se prender a eles e piorar o problema. Deixe o micro desligado por uma hora até a solução secar e pronto.

domingo, 23 de janeiro de 2011


Aplicativo necessário: WinHotKey
Número de passos: 5
Windows 7, por si só, já oferece uma gama considerável de combinações de teclas para que o usuário possa acessar determinados recursos rapidamente. No entanto, você pode aumentar ainda mais sua produtividade no sistema criando atalhos de teclado personalizados, de acordo com as suas necessidades. Para isso, você precisará apenas do aplicativoWinHotkey, que pode ser baixado no BaixaTudo.
A instalação do programa é trivial, bastando ao usuário clicar nos botões "Next" até a sua finalização. Com essa etapa concluída, basta executar o WinHotKey. Quando isso é feito pela primeira vez, a ferramenta mostrará dicas de utilização.
Criando atalhos personalizados
Passo 1. Assim que aberto, o WinHotKey exibirá uma lista com as principais combinações de atalhos do sistema. Para adicionar um atalho de teclado personalizado, basta clicar no botão "New Hotkey", no canto esquerdo superior;
WinHotKey (Foto: Reprodução/Emerson Alecrim)WinHotKey (Foto: Reprodução/Emerson Alecrim)
Passo 2. Na janela que surgir, o primeiro passo consiste em atribuir um nome ao atalho, em "Description of this hotkey" (etapa opcional);
Passo 3. Em seguida, é necessário escolher qual a tecla principal do atalho em "When I press these keys": Alt, Ctrl, Shift ou Windows (a tecla com o símbolo do Windows). Repare que é possível escolher mais de uma opção ao mesmo tempo, por exemplo, Alt mais Ctrl;
Passo 4. Agora é necessário escolher a tecla que finalizará o atalho em "Along with the key". É possível escolher letras, números, símbolos ou teclas de função;
Passo 5. Por fim, no campo "I want WinHotKey to", deve-se escolher a função do atalho: abrir um aplicativo (Launch an Application), abrir um documento (Open a Document), abrir uma pasta (Open a Folder), exibir um texto (Type some Text) ou controlar a janela atual do sistema (Control the Current Window). Se você escolher abrir um aplicativo ou um documento, por exemplo, deverá selecioná-lo no campo exibido na parte inferior da janela, clicando no botão "Browse".
O exemplo na figura a seguir mostra a criação do atalho Windows + F2 para abrir o navegadorOpera:
WinHotKey (Foto: Reprodução/Emerson Alecrim)WinHotKey (Foto: Reprodução/Emerson Alecrim)
Você pode criar quantas combinações quiser. Repare que cada uma aparecerá na lista que oWinHotKey exibe assim que aberto. Basta clicar em qualquer uma delas para alterá-la. Se quiser excluir um atalho, selecione-o e pressione o botão "Delete" em seu teclado.

sábado, 22 de janeiro de 2011

FABRICA DE PEN DRIVES


Saiba como são fabricados os pen drives e cartões de memória


Há 10 anos atrás, a grande 'sensação' da juventude

 tecnológica era andar pelas ruas, escolas e shoppings
 ouvindo música alta com um discman debaixo do braço.
 Para os mais adultos, a transição de um tape deck para
 um leitor de CDs nos carros já tinha sido feita, e a
 menina dos olhos do mercado para dentro de casa 
era o player de DVD, que prometia trazer para a sua
 sala a "qualidade do cinema".
E o ZIP drive? Vocês se lembram desses cartões? Eles não chegaram a se popularizar tanto quanto os disquetes, mas já era algo bem melhor: 100MB. Isso no início, porque depois eles passaram a armazenar 250MB - até finalmente alcançar 750MB.
Nessa mesma época, começaram a surgir os primeiros memory sticks, os mesmos cartões de memória compactos que usamos nas câmera digitais e celulares hoje em dia, só que na época ainda os chamávamos por seu nome em inglês. Isso, sem contar com a limitação de espaço dos cartões de 8MB e 16MB, mais 'populares' na época.
Laboratórios do futuro? Não. Apenas a fábrica desse pendrive espetado no seu computador (Foto: Reprodução)Laboratórios do futuro? Não. Apenas a fábrica desse pendrive espetado no seu computador (Foto: Reprodução)
Só que de lá pra cá, os mais antenados em tecnologia já proclamaram a morte do CD, e o DVD já foi banalizado. Cartões de memória e pen drives de 2GB já viraram até itens de escola, e são distribuídos aos montes por empresas grandes e pequenas para mostrar seu portfólio de produtos a clientes e repórteres.
O processo de fabricação desses componentes, obviamente, também mudou. O cuidado continua redobrado como sempre foi, com ambientes completamente livres de impurezas e testes exaustivos de controle de qualidade. A diferença é que agora, no controle de tecnologias melhores, a limpeza de ambientes, os cortes, a precisão na hora da fabricação e os testes são ainda mais rigorosos.
Ficou curioso para saber como o seu pendrive e seu cartão de memória são fabricados? A Lexar fez um vídeo mostrando todo o processo industrial, até o momento da compra. Confira logo abaixo

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011


Como desativar a confirmação de exclusão de arquivo no Windows

Nível: Básico
Número de passos: 4
No Linux Mac OS X, para excluir um arquivo basta apertar uma tecla. No sistema operacional da Microsoft, até para deletar um documento em branco surge uma mensagem na tela para confirmar que você realmente deseja apagar aquele arquivo.
Confirmação de exclusão de arquivo (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Confirmação de exclusão de arquivo (Foto: Reprodução/Helito Bijora)
Se você se sente incomodado com essas mensagens de confirmação do Windows, felizmente existe uma maneira de desativá-las. Desse modo, se você deletar um arquivo acidentalmente, basta restaurá-lo a partir da lixeira. A dica funciona nas versões XP, Vista e 7do Windows.
Passo 1. Caso a “Lixeira” não esteja na área de trabalho, clique com o botão direito do mouse sobre um espaço vazio do desktop e vá em “Personalizar”;
Passo 2. No painel esquerdo, clique em “Alterar ícones da área de trabalho”, marque a opção “Lixeira” e dê “OK”;
Passo 3. Clique com o botão direito do mouse sobre a “Lixeira”, na área de trabalho e vá em “Propriedades”;
Configurando a confirmação de apagar (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Configurando a confirmação de apagar (Foto: Reprodução/Helito Bijora)
Passo 4. Desmarque a opção “Exibir caixa de diálogo de confirmação de exclusão” e clique em “OK”; 

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011


Como melhorar o desempenho de seu laptop antigo

Nível: intermediário
Material: discos de instalação, pentes novos de memória RAM, disco SSD
Número de passos: 5
Você investiu um bom dinheiro, provavelmente um valor de 4 dígitos, em seu notebook há pouco mais de dois anos e ele já apresenta problemas de desempenho. O boot demora, o seu navegador está lento, mas você não quer comprar outro equipamento agora. Há algumas coisas que você pode fazer para ganhar mais um fôlego e usá-lo por mais um tempo, afinal, foi um investimento considerável o que você fez. Infelizmente, você não vai conseguir ter um ganho considerável de desempenho sem colocar a mão no bolso, mas de qualquer forma será melhor do que ter que comprar um totalmente novo.
Passo 1: Faça uma limpeza geral
Nada de apenas limpezas com softwares que apenas excluem arquivos temporários e limpam o registro. Reinstale o sistema operacional e os aplicativos. Sim, o famoso "format c:" é a primeira medida que você deve tomar. O fato é que, com o uso, o sistema vai acumulando um monte de lixo, além de softwares que você raramente usa ou até mesmo que não usa há muito tempo. Apagar tudo e instalar novamente faz com que o seu notebook fique como ele chegou da fábrica.
Passo 2: Aumente a memória
Um bom processador sem memória para trabalhar é como ter uma Ferrari no trânsito de São Paulo: você tem potência, mas sem espaço para utilizá-la. Portanto, o problema de desempenho de seu laptop pode ter origem ai. Verifique o quanto de memória você tem, se há espaço disponível para um upgrade e o faça. Uma boa forma de fazer essa verificação é com oCPU-Z (baixe o programa pelo BaixaTudo), software que permite ver quanto de memória você tem, quantos slots (encaixes) estão livres ou utilizados, além de dados de sua placa-mãe e processador. Mas não é necessário exagerar: a maioria dos usuários comuns não precisam de mais que 4 gigabytes de memória RAM.
Passo 3: Dê preferência para sistemas operacionais e softwares de 64 bits quando possível
Atualmente, muitos softwares e sistemas operacionais nos dão a opção de versões em 32 ou 64 bits. Se o seu processador pode operar em 64 bits e você tem softwares que podem ser instalados nessa versão, faça-o. Um sistema operacional de 64 bits é capaz de transportar mais informação a cada “viagem” do que um de 32 bits. Portanto, serão necessários menos acessos do processador às memórias e ao disco rígido, tendo assim um ganho de desempenho.
É importante avisar que, dependendo da quantidade instalada, você só conseguirá tirar total proveito de suas memórias novas com um sistema operacional de 64 bits instalado. Sistemas de 32 bits têm uma limitação de só conseguir trabalhar com até 3,2 gigabytes de memória RAM. Portanto, se você instalar 4 gigabytes e um sistema de 32 bits, uma parte do seu investimento será perdido. Para ter 4 GB ou mais de memória instalada, é primordial ter um sistema operacional de 64 bits.

Disco SSD (Foto: fonte: divulgação Sandisk)Disco SSD (Foto: fonte: divulgação Sandisk)
Passo 4: procure um disco SSD para seu laptop
Esse será a melhor opção de upgrade para 2011. Com o barateamento dos discos SSD (solid state drives), eles se tornarão uma opção mais viável e recomendável que os discos rígidos mecânicos atuais. Eles têm um desempenho melhor, pois o acesso aos dados armazenados é feito de forma eletrônica, enquanto nos discos rígidos convencionais esse acesso é feito de forma mecânica, em que uma agulha tem que varrer os discos em busca dos dados.
Além do mais, por questões de aquecimento, os fabricantes de laptops optam por discos rígidos de 5400 rotações por minuto (RPM), que aquecem menos, porém são mais lentos (em computadores desktop, esses discos costumam ser de 7200 ou 9600 RPM). Mas com um disco SSD, você sentirá um ganho enorme no desempenho. Além do mais, discos SSD não esquentam, são mais leves que os convencionais e não produzem ruídos. Por esses motivos, este será o seu melhor investimento no upgrade.
Passo 5: uma dica pessoal - finja que esqueceu de fazer backup
Sim, essa é uma grande dica que posso deixar. Ao reinstalar o sistema operacional, sabote-se, finja que se esqueceu e não faça backup. Certamente, grande parte daquilo que você acumulou no seu laptop desde a compra é de coisas que não irão fazer a menor falta para você. Aprendi isso com um professor, já fiz e nunca me arrependi. Você eliminará todo aquele lixo e inutilidade que não irá voltar mais. E ainda te dará espaço para acumular um lixo novinho em folha.