quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Como instalar o Windows 8 em uma máquina virtual Ensinamos como abrir o sistema operacional para matar a curiosidade

Logo depois da revelação oficial do Windows 8, ocorrida nesta terça-feira (13) na conferência BUILD, a mesma pergunta passou pela cabeça de todos que acompanharam o evento: “quando e como vou poder experimentá-lo?”. A primeira parte da pergunta foi respondida rapidamente: a partir da meia-noite, a mesma versão para desenvolvedores utilizada na apresentação podia ser baixada por qualquer usuário em um link fornecido pela empresa.

A outra questão é um pouco mais difícil de ser respondida. Se você não tem um PC sobrando ou acha que realizar a partição do HD é algo complicado, o jeito mais fácil e rápido para qualquer usuário é utilizar uma máquina virtual.

O problema é que, no caso desse Windows 8, algumas configurações bastante específicas precisam ser feitas. O Tecmundo preparou um passo a passo que ensina a você como instalar e abrir o sistema operacional em seu computador e começar desde já a acompanhar as novidades da nova versão.
Peraí, mas o que é isso?

A máquina virtual é um ambiente alternativo ao sistema operacional presente em seu computador, utilizada na maioria das vezes para testes ou como medida de segurança, já que o que acontece lá não influencia seus documentos originais.

Com a máquina virtual, você pode ter mais de um sistema operacional no PC.

Desse modo, ao emular o Windows 8 em um PC com Windows 7, por exemplo, nenhuma alteração é feita em seu computador – apenas a memória sofre uma leve sobrecarga, já que ela destina espaço para abrigar o novo sistema operacional.

No caso da Virtual Box, que é o criador de máquinas virtuais utilizado neste artigo, o novo sistema operacional é aberto em uma nova janela, como se fosse um programa comum.
Pré-requisitos

A primeira tarefa é baixar os dois componentes necessários para a emulação do sistema operacional: a versão para desenvolvedor do Windows 8 (que é pesada e leva bastante tempo para ser transferida) e o Virtual Box 4.1.2.73507, o aplicativo que torna a criação da máquina virtual possível.

Além disso, certifique-se de que seu processador possui a tecnologia de virtualização (virtualization technology, no original), o mecanismo que permite a criação de uma máquina virtual. Caso você não tenha essa certeza, normalmente, essa informação está presente no site do fabricante ou no manual do produto.
Criando a máquina virtual

1) Abra o Virtual Box normalmente. Durante a instalação, alguns popups da Oracle surgem na tela com novos itens a serem adicionados. Eles são complementos que possibilitam a criação da máquina virtual, além de adaptadores de rede e USB, portanto aceite todos e siga com o processo normalmente.



2) Após a instalação, abra o Virtual Box e clique em “Novo” para iniciar a criação de uma nova máquina virtual. Vá em “Next” para iniciar a configuração.

2) Na nova janela, você deve selecionar o nome da máquina virtual e o sistema operacional que ela deve emular. Aqui começam as gambiarras para fazer com que o Windows 8 funcione normalmente.
Batize-a normalmente como Windows 8, mas selecione “Microsoft Windows” e “Windows 7” na opção “Tipo de SO”. Clique em “Next” e avance para o próximo passo.



3) O próximo passo é selecionar o quanto de sua memória RAM será destinada ao sistema operacional emulado. Para não sobrecarregar o computador, recomendamos que apenasmetade seja selecionada. Posicione a seta exatamente no meio e clique em “Next” para avançar.



4) Na próxima janela, certifique-se de que as opções “Arrancar disco rígido” e “Criar novo disco rígido” estejam selecionadas. Na janela seguinte, marque a opção “VDI (Virtual Disk Image”) e vá em “Next”.

Na próxima, clique em “Fixado” e avance novamente. Essas marcações significam que apenas uma imagem do sistema operacional será aberta em seu computador, mas um espaço “real” e fixo será utilizado para rodá-lo.

5) Na janela seguinte, coloque novamente “Windows 8” na caixa de texto. Na opção de baixo, que corresponde ao tamanho da máquina virtual, você pode deixar os 20 GB sugeridos pelo programa ou aumentar um pouco o valor, mas sem cometer exageros.

6) Na próxima janela, as informações relativas à máquina virtual aparecem para conferência.



Se tudo estiver correto, clique em “Create” e aguarde o processo, que pode demorar de 5 a 30 minutos, dependendo de quanto espaço do disco rígido você selecionou nos passos anteriores.
Configurando a máquina virtual

1) Quando a tarefa terminar, vá em “Create” novamente para ser direcionado à página da máquina virtual, que contém todas as informações necessárias sobre o novo sistema.

2) Selecione o Windows 8, clique em “Definições” e vá em “Sistema”. Na aba inicial, selecione a opção “Ativar IO APIC” e desmarque “Enable absolute pointing device”, caso ela esteja selecionada.



3) Agora mude para a aba “Processor” e marque a opção “Ativar PAE/NX”. Em “Acceleration”, marque as duas caixas presentes na janela (“Ativar VT-x/AMD-v” e “Ativar Nested Paging”).

4) No menu lateral, clique em “Armazenamento”. Vá em “Controlador IDE” e selecione a opção “Vazio”. Em “Atributos”, clique no ícone em formato de disco e vá em “Escolher um ficheiro de CD/DVD virtual”. Agora você deve procurar a versão do Windows 8 que você baixou e selecioná-la.



5) Com tudo configurado, vá em “Ok” para retornar à janela inicial da máquina virtual recém-criada. Clique em “Iniciar” para rodá-la de vez. Na janela de instalação, selecione itens como o idioma, o formato de disposição das horas e o tipo de teclado (recomendamos deixar todos os itens em “United States”). Ao final do processo, o Windows 8 já estará rodando em seu computador, pronto para ser testado.

Se você fez tudo certo, a próxima janela é a da Metro UI. (Fonte da imagem: AddictiveTips)

Nas próximas vezes em que você for emular a máquina virtual, basta abrir o Virtual Box, clicar direto na opção do Windows 8, ir em "Iniciar" e aproveitar as novidades do novo sistema operacional da Microsoft.

...

Pronto! Agora você pode aproveitar a qualquer hora todas as novidades contidas na versão para desenvolvedores do Windows 8. Conseguiu realizar o passo a passo? O que achou do novo sistema operacional? Deixe seu comentário e até a próxima!


Windows 8 possui tela azul da morte mais amigável

Em vez de preencher a tela do computador com códigos, Microsoft oferece palavras-chave que ajudam a solucionar o problema ocorrido.





(Fonte da imagem: Geeky Gadgets)

Todos os usuários de qualquer versão do Windows já se depararam com a temida tela azul da morte. Portanto, não é nenhuma surpresa perceber que a versão pré-Beta do Windows 8também possui esse recurso, que agora conta com um visual reformulado e mais amigávelpara o usuário comum.

Em vez de preencher a tela com linhas de código que detalham o problema ocorrido, a Microsoft decidiu usar somente a mensagem “Seu PC teve um problema que não conseguiu solucionar e agora precisa ser reiniciado”. A empresa também oferece algumas palavras-chave que podem ser pesquisadas em sites de busca para se obter mais detalhes sobre o que ocorreu.

Ao contrário das versões anteriores do sistema operacional, não é preciso reiniciar de forma manual a máquina. Um contador localizado no canto inferior da tela indica o intervalo de tempo necessário para que a operação ocorra automaticamente, facilitando retomar as atividades interrompidas pelo erro ocorrido.

Windows 8 terá boot de apenas 2 segundos

Se há uma fraqueza clara em todos os sistemas operacionais da Microsoft, é sua demora na hora da inicialização, chegando a levar minutos em computadores mais antigos. Mas isso está para acabar com a chegada do Windows 8, de acordo com um vídeo lançado por Gabe Aul no MSDN Blog: O novo SO carregou de forma quase instantânea, tomando pouco mais de dois segundos para ligar completamente.
Como um raio

O segredo para tamanha velocidade está em seu novo sistema de desligamento, que funcionará de forma bem diferente do atual: No lugar do método que vemos hoje, o Windows 8 vai salvar parte dos dados do sistema como que no modo de hibernação, o que vai permitir que os dados sejam “resgatados” com maior velocidade. Os números apontam para carregamentos de 30 a 70% mais rápidos.

(Fonte da imagem: MSDN Blog)

Não é apenas isso que faz o novo sistema tão rápido, pois o novo inicializador vai depender dos processadores de vários núcleos para descomprimir e ler paralelamente diferentes partes do arquivo com os dados. Graças a isso, pessoas que costumam colocar seu computador para hibernar também poderão tirar proveito da novidade.

Mas a verdadeira vantagem vem para quem utiliza os SSDs no lugar dos HDs comuns. Gabe afirma que, embora o novo modo de inicialização vá beneficiar a todos os sistemas, o resultado é ainda mais incrível com o uso do primeiro citado. Caso você esteja interessado em saber mais sobre como funciona o boot de um computador, clique aqui para ser redirecionado para uma página do Tecmundo com mais informações sobre o assunto.

Conferência Microsoft Windows 8 BUILD

Começou hoje, às 13 horas (no horário de Brasília), a divulgação oficial do sistema operacional mais aguardado do ano. Desde que foi anunciado, o Windows 8 vem prometendo mudanças drásticas no modo como os usuários utilizam os computadores. E o Tecmundo está atento em todos os detalhes para trazer o melhor do evento para você.

Fique ligado porque a qualquer momento estaremos atualizando esta página com as novas informações sobre o evento. O que podemos esperar do novo sistema da Microsoft? É o que veremos durante as próximas horas.
Os números do passado

Como sempre acontece em eventos desse tipo, os executivos da Microsoft começaram o evento mostrando todos os recordes alcançados pelos sistemas anteriores. Foram divulgados os números oficiais das vendas do Windows 7 e também do sucesso alcançado com a versão mais recente do Internet Explorer.



Também foram muito enfatizados os números de outros serviços da Microsoft, como o Windows Live Essentials (que inclui o Live Messenger) e o SkyDrive (serviço online da Microsoft, que permite o acesso de documentos nas nuvens).
Os desafios do futuro

A Microsoft pergunta aos que estão presentes no evento: "Qual o maior desafio para o futuro?". A resposta é óbvia para quem está ligado no mundo da tecnologia: "Criar novos modos de interação entre máquina e usuário". O touchscreen precisa de muito mais do que apenas toques.

Com o Windows 8, a Microsoft deve apostar muito mais nas nuvens, pois sabe que em todo software está incluído um serviço. O apresentador afirma que cada usuário quer estar consumindo e criando ao mesmo tempo. É a era do compartilhamento.
Fazer um Windows 7 ainda melhor

Se é preciso fazer um novo sistema operacional, é necessário montá-lo compatível com o que já se passou. Por essa razão, todos os aplicativos e componentes de hardware que funcionam atualmente no Windows 7, serão também compatíveis com o Windows 8.

Além disso, o novo sistema também deve permitir mais facilidades aos desenvolvedores, que poderão extrair o máximo dos dispositivos de hardware para criar programas e jogos cada vez mais completos.

Para mostrar as mudanças da estrutura do sistema, Steven colocou screenshots do Windows 8 e do Windows 7 lado a lado. Com o mesmo computador, rodando os mesmos aplicativos, o novo produto conseguiu rodar os processos com cerca de 100 MB a menos de memória consumida.
A nova interface

Para apresentar as novidades da interface de usuário, a Microsoft chamou Julie Larsons-Green. Já no início ela mostrou o novo modo de inicialização do usuário. Basta deslizar dois dedos pelo touchpad e digitar a senha para que o Windows 8 seja carregado. O processo é muito rápido, sendo quase instantâneo.



A interface Metro é realmente simples. Ela parece uma versão desktop das pastas de aplicativo do iOS, demandando apenas que os usuários arrastem a tela para enxergar outros aplicativos e pastas, podendo até mesmo reorganizar as páginas com o "arrastar e soltar". Utilizando o "Zoom out", é possível visualizar todas as telas de mosaicos.

Com poucos passos, ela mostra a facilidade em modificar os nomes de usuário, fotografia de exibição e outros detalhes da personalização, como imagem de fundo a ser exibida na janela de desbloqueio de usuário. Até o momento, o Windows 8 tem se mostrado bastante diferente do que todos conhecemos.

Poucas alterações chegaram às janelas do formato padrão de visualização, mas o gerenciador de tarefas chegou com mudanças excelentes. O Painel de Controle é um dos pontos mais modificados, trazendo uma novidade muito interessante. Agora, os usuários podem realizar reinicializações rápidas, sem afetar os arquivos abertos.



A barra de buscas internas do Windows foi reformulada. Agora, sempre que o usuário digitar alguma palavra para buscar aplicativos ou documentos no computador, poderá contar com filtros para refinar as buscas e facilitar o acesso a determinados arquivos.
Compatibilidade total com touchscreen

Como estão deixando claro há alguns meses, o Windows 8 foi criado para qualquer computador ou tablet. Por isso, é possível perceber que todos os aplicativos, serviços e sistemas internos são compatíveis com os toques na tela. Até mesmo o teclado virtual integrado parece simples, oferecendo teclas grandes para evitar problemas na digitação.

Copiar textos da internet também é fácil, pois o "arrastar e soltar ", mais uma vez, mostra-se muito bem feito. Parece que finalmente a Microsoft conseguiu unir o Windows ao suporte Touchscreen de uma maneira satisfatória (muito superior à presente na edição anterior do sistema).

Durante a apresentação, Steven voltou ao palco para mostrar um tablet rodando o Windows 8. Não foram dadas muitas dicas acerca de qual seria o aparelho utilizado, apenas que o processador utilizado é um ARM (assim como a grande maioria dos tablets).
Integração web

Julie mostrou os novos softwares de reprodução multimídia. Um dos fatores surpreendentes é a presença da integração com o Twitter (Twit@rama) que o player de músicas apresenta. Com apenas um comando é possível publicar na o que você está ouvindo na rede social.
Novas plataformas

O Windows 8 surge com uma mescla de várias linguagens, facilitando para desenvolvedores que querem ampliar o leque de possibilidades dos usuários. Será possível construir programas em plataformas como C++, C+ VB, Javascript e até mesmo HTML/CSS.



Com o Microsoft Visual Studio será muito simples escolher o tipo de plataforma que será criada. O software de desenvolvimento já conta com a opção "Grid application", criada especialmente para a programação de widgets anexados à interface Metro.

O mesmo software permite ajustes simples de praticamente todos os traços dos aplicativos. Com apenas algumas linhas de código, programadores conseguem modificar cores, botões e funções. Parece que os códigos estão muito mais limpos do que os das versões anteriores.

Para mostrar essa facilidade, um dos apresentadores criou um software para edição gráfica em cerca de 5 minutos. Nesse tempo ele programou as funções do aplicativo e ainda inseriu a integração com o "Socialite", sistema de compartilhamento de informações em redes sociais.



Um dos pontos mais incríveis apresentados para os desenvolvedores é a facilidade na conversão de linguagem. Pelo próprio Visual Studio é possível criar um programa e rapidamente convertê-lo para que se encaixe em tablets ou smartphones.
Windows Store

Um dos momentos que todos esperavam chegou com a apresentação da Windows Store. Logo após concluir o aplicativo, o programador da Microsoft mostrou como é simples enviar os softwares criados para a loja de aplicativos do Windows.

Para o alívio de todos, antes de serem divulgados e disponibilizados para o público, os programas precisam passar por uma avaliação da própria Microsoft. Isso deve prevenir a presença de arquivos infectados.



Acessar a Windows Store também será muito fácil. Com um atalho na interface Metro, os usuários só precisam de um clique para encontrar aplicativos dos mais diversos tipos. Assim como a Android Market e Apple AppStore, o sistema da Microsoft também conta com divisões por gêneros e preços.

A interface criada para a Windows Store é bastante limpa. Com screenshots, descrição e análise de usuários, os consumidores podem ter rápidas impressões dos softwares para saberem se vale realmente a pena pagar por algum programa.

Impressionando, a Microsoft anunciou que não terá lucros com aplicativos de terceiros vendidos por meio da Windows Store. Ao contrário do que acontece na Apple App Store, que ganha 30% em cima de todas as vendas, somente os desenvolvedores vão ganhar dinheiro com a venda de softwares.
Para todo tipo de computador

Michael Angiulo entrou em cena para mostrar que o Windows pode ser utilizado por qualquer computador, independente de qual a arquitetura utilizada pelos processadores. Um notebook mais antigo (vendido originalmente com Windows 7) foi ligado rapidamente, em apenas 8 segundos. Outro mais potente conseguiu realizar o boot em apenas 2 segundos.

Processadores x86, x64 ou ARM são totalmente capazes de executar o Windows 8. E é exatamente por isso que ele pode ser instalado em notebooks, desktops e tablets. Pode também ser executado a partir de pendrives, tornando-se ainda mais portátil.



Os conceitos de Ultrabooks da Intel também estavam presentes. Ultrafinos com armazenamento SSD podem transformar o boot veloz do Windows 8 em um processo ainda mais rápido. Ao mostrar os ultrabooks, a Microsoft mostrou também que o Windows 8 terá suporte nativo a conexões 3G.

Para finalizar a apresentação, Steven Sinofsky mostrou que o novo sistema operacional também é indicado para quem utiliza os computadores para trabalhar. Para isso, utilizou um computador mais potente, com dois grandes monitores e muitos aplicativos em execução, exibindo também o poder do multitarefas do Windows 8.
USB 3.0 é uma realidade

Isso já era esperado por todos, mas a confirmação é a animadora. Como mostrado há algumas semanas, o Windows 8 trará compatibilidade nativa com a tecnologia USB 3.0. Isso garante a transmissão e transferência de dados com muito mais velocidade.

Durante a apresentação, um arquivo de 1 GB foi transferido simultaneamente entre portas USB 2.0 e USB 3.0. O padrão mais recente conseguiu quase 10 vezes mais velocidade do que o outro.
Resoluções e Near Field Communication

O Windows 8 garante que monitores de qualquer resolução possam ser utilizados. Dependendo do tamanho da tela, o sistema operacional é alterado automaticamente para se adaptar melhor às limitações impostas pela tela.

Se o tablet ou computador for equipado com sensores NFC, rapidamente podem ser feitas análises de produtos e outros aparelhos que contem com a mesma tecnologia.
Acesso remoto e virtualização

O sistema de acesso remoto a computadores foi remodelado. Com mais dinamismo nas comunicações, as máquinas podem ser controladas com muita facilidade, incluindo a compatibilidade com o touchscreen.

Dependendo das configurações utilizadas, é possível ter acesso a listas de processos e várias outras informações mais avançadas. A virtualização também foi melhorada, permitindo que imagens ISO abertas nos computadores possam ser utilizadas como unidades separadas.
Internet Explorer 10

Ainda na fase Preview 3, o novo Internet Explorer foi mostrado com suporte para multitouch e rápida alternação entre modos de visualização. Tanto no Metro Style, quanto na visualização padrão, o sistema de navegação permanece simples e intuitivo.


Suporte a canetas

Com o Windows 8, canetas stylish podem ser utilizadas para desenhos ou mesmo para escrever, pois o sistema identifica rapidamente os caracteres escritos. Isso pode ser utilizado diretamente na tela (pelo touchscreen) ou por mesas digitalizadoras.
Novidades no Windows Live

Os aplicativos do Windows Live Essentials serão totalmente integrados ao Windows 8. Com apenas alguns cliques, os usuários podem cadastrar suas contas para acessar calendários, caixas de entrada de email e documentos no Skydrive. Também é possível integrar contas de Twitter, Facebook e LinkedIn.

Acessando galerias de fotografias, torna-se simples escolher imagens rapidamente para criar grupos de arquivos que serão compartilhados. Para isso, basta acessar a barra lateral do Windows 8, clicar em "Share" e escolher a forma de envio (email ou Facebook, por exemplo).



Com o Skydrive, torna-se ainda mais fácil acessar documentos que estão em outros computadores, sem precisar do acesso remoto. Configurando a conta para isso, os usuários conseguem acessar documentos e sincronizar informações em poucos passos.
Summer of Apps

Para os primeiros aplicativos criados para o novo sistema, a Microsoft recrutou vários universitários ligados à programação para um programa de verão. No período, os jovens aprenderam e trabalharam para montar sistemas e interfaces que serão utilizados no novo Windows.
O que ainda falta para o lançamento oficial?

Por enquanto, apenas a versão para desenvolvedores deve ser liberada. Para os usuários domésticos, ainda falta o lançamento das versões Beta, RC (Release Candidate), RTM (Release to Manufacturing) e GA (General Availability). Apenas quando todas essas fases forem concluídas será possível encontrar o Windows 8 nas lojas (o que deve acontecer apenas no ano que vem).

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

7 Coisas que você não sabia sobre vírus




Conheça um pouco mais sobre o intrigante universo dos vírus e entenda por que todos devem se proteger dessas pragas.





Você se considera um verdadeiro mestre em segurança digital? Mesmo que a resposta seja “sim”, há muito sobre vírus e outros malwares (clique aqui e saiba tudo sobre esse e outros termos) que pouca gente conhece. Por isso, está na hora de conferir este artigo que o Tecmundo preparou para explicar a você, um pouco mais sobre esse curioso (e perigoso) mundo das pragas virtuais.

Confira as nossas dicas para conhecer um pouco mais sobre os arquivos maliciosos e saiba também que nem sempre basta possuir um antivírus atualizado e um firewall poderoso para estar completamente livre de ameaças.
1)Infecções não acontecem só com os outros

Não é difícil encontrar quem ache que as pragas virtuais só atingem os computadores dos amigos. Infelizmente isso é não é verdade, pois, como sabemos, todas as máquinas estão igualmente sujeitas a invasões ou contaminações. Por isso, é necessário que exista uma conscientização por parte dos usuários em relação às formas de utilização. Pode-se dizer até que alguns dogmas devem ser deixados de lado.
2) Mac e Linux também possuem vírus

Se você não utiliza o sistema operacional Windows, pode ficar um pouco mais tranquilo, mas isso não significa que descuidar completamente dos perigos existentes na internet é uma boa ideia. Dizer que o Mac OS X é invulnerável deixou de ser verdade há alguns anos. O mesmo se aplica às diversas distribuições do Linux, que podem ser muito estáveis, mas não são indestrutíveis.

Estima-se que aproximadamente 99% de todos os códigos maliciosos encontrados na internet foram criados para atingir o sistema operacional da Microsoft. O principal motivo para isso é a parcela de mercado ocupada pelo software (mais de 90% em todo o mundo), o que incentiva os crackers a encontrarem formas de burlá-lo.



É preciso lembrar que usuários maliciosos são movidos por seus egos. Quanto mais visível estiver o trabalho deles, mais satisfeitos ficam. Por isso há menos “glamour” em criar vírus ou outros malwares para os sistemas Mac e Linux. Com a crescente popularização destes, os perigos aumentam na mesma proporção.
Vulnerabilidades variam em cada SO

Como todos os sistemas operacionais são criados com suas próprias linhas de comando e outras peculiaridades, suas falhas também são únicas e não são repetidas em outros programas. Sabendo disso, ficam claros os motivos para que os vírus criados para Windows não sejam ameaças para outros sistemas operacionais.
3) Malwares vivem em ecossistemas

Pode parecer que os vírus são apenas arquivos sendo executados isoladamente, mas a verdade é outra. Vírus, trojans, worms e outros malwares trabalham de maneira complementar nos computadores. Por exemplo: um trojan armazenado em uma máquina pode ser ativado para que uma porta seja aberta. Assim, outras pragas podem entrar ou um cracker pode assumir o controle.

Outro tipo de invasão que ocorre com frequência pode ser exemplificada da seguinte maneira: arquivos maliciosos desativam apenas setores de firewalls, assim os computadores não emitem alertas de desativação da proteção residente e os crackers podem infectar os discos rígidos com mais vírus.
Eles vêm de muitos lugares

Já não é mais possível pensar que os vírus só são encontrados em páginas de conteúdo adulto ou ilegal, pois eles estão em todos os lugares. Hoje, um dos maiores disseminadores de pragas virtuais são os pendrives. Em faculdades, escolas ou empresas, pendrives são "espetados" em máquinas infectadas e assim começa uma "epidemia".



Não podemos nos esquecer dos emails contaminados, frutos de contas invadidas ou listas de contatos perdidas. Com eles são repassados milhões de arquivos ou links infectados, todos os dias. Ressaltamos: é extremamente importante tomar cuidado com todos os tipos de mensagens abertas e mídias inseridas nos computadores.
4) Computadores podem ser zumbis

Pois é, você não leu errado. Há um tipo de praga virtual conhecido como botnet, que transforma os computadores infectados em computadores zumbis. Essas máquinas podem ser controladas remotamente por crackers que desejam retransmitir informações para servidores remotos ou para despistar possíveis rastreios em casos de invasão de computadores ou sistemas.
5) Phishing é a nova ameaça

Depois do famoso vírus “I Love You”, surgiu uma enorme gama de novos malwares que também traziam nomes atraentes, o que estimulava os usuários a clicarem em emails contaminados. Hoje os arquivos maliciosos vivem um período semelhante, mas a onda do momento é a prática do Phishing.



Fonte da imagem: Symantec

É necessário tomar muito cuidado, pois esses arquivos maliciosos são distribuídos disfarçados, geralmente com um design muito parecido com o original. É muito comum que usuários mal-informados acabem clicando sobre os links que redirecionam para endereços infecciosos. Lembre-se sempre de que bancos jamais enviam emails com links para alteração de cadastro ou informações parecidas.
6) Não é recomendado possuir mais de um antivírus

Pode parecer que utilizar dois softwares de proteção contra vírus é uma ótima ideia, mas a verdade é justamente o oposto. Em vez de duplicar a proteção, há dois problemas muito grandes que são originados com essa prática. O primeiro deles é a possibilidade do surgimento de conflitos entre os aplicativos, resultando em brechas no sistema.

O outro é menos prejudicial para os sistemas operacionais, mas também pode incomodar bastante. Devido ao grande volume de informações sendo computadas, há uma sobrecarga da memória RAM e também do processador, o que pode originar lentidão nas máquinas e até mesmo alguns travamentos, dependendo do caso.
Há como verificar arquivos online

Você já teve a sensação de estar com o computador infectado? Depois de varrer todo o computador, o seu antivírus disse que não há problemas e mesmo assim você ainda teme pela segurança da máquina? Então está na hora de conhecer algumas ferramentas online que garantem uma segunda opinião para seu sistema.



Com softwares de varredura online, é possível realizar uma verificação completa em seu computador, incluindo discos removíveis. Mas se a sua vontade é saber sobre algum determinado arquivo, a melhor escolha é o VirusTotal. Essa ferramenta (utilizada pelos analistas do Baixaki) verifica arquivos de até 100 MB com todos os principais antivírus da atualidade.
Atualizações são úteis

Você sabe para que servem as atualizações? É muito simples: quando um programa é desenvolvido, ele é criado com as aplicações de segurança necessárias para que os usuários sejam protegidos. O problema é que surgem novos arquivos maliciosos e então é necessário que as desenvolvedoras criem melhorias em seus sistemas: são as atualizações.

Isso não vale apenas para os antivírus, mas também para outros programas, principalmente aqueles que possuem conexão com a internet. Atualizando os aplicativos, você está evitando que várias brechas de segurança fiquem expostas em seu computador.
7) O melhor antivírus é você

Isso não deve ser novidade, afinal de contas, todas as dicas que demos neste artigo são relacionadas a cuidados na utilização. Mesmo assim, vamos ressaltar alguns pontos muito importantes. De nada adianta possuir antivírus poderosos se o usuário não os atualiza sempre que preciso. Também não adianta um firewall se não há cuidados com cliques.



Não é exagero dizer que nós somos os únicos antivírus realmente confiáveis que existem. Lembre-se sempre de seguir os passos de segurança para que você possa navegar tranquilamente pela internet. Mantenha sempre seus aplicativos atualizados e tome cuidado com o que visita. Sendo consciente, é muito difícil ser infectado (clique aqui para conhecer os piores hábitos que podemos ter na web).

.....

Você já conhecia essas informações que o Tecmundo trouxe neste artigo? Aproveite o seu espaço de comentários para dizer o que pensa a respeito desse mundo dos vírus e de outras pragas virtuais. Leia também este artigo para saber a importância dos hackers no mundo tecnológico
.

Como fazer para o Windows baixar os últimos drivers e íconesSaiba como o SO pode atualizar os drivers do seu computador e ainda trazer ícones específicos para cada um.




As atualizações do sistema são muito importantes, uma vez que corrigem bugs e são capazes de melhorar a experiência do usuário dentro do Windows. Os drivers, por exemplo, são vitais para que você tire um melhor proveito das ferramentas instaladas em seu computador.

E além de aperfeiçoarem o uso do SO, as atualizações também são capazes de transformar alguns aspectos do sistema operacional, trazendo para a sua máquina ícones personalizados para cada periférico instalado – representando fielmente o seu monitor, por exemplo. Saiba agora como baixar os últimos drivers e ícones diretamente para o seu PC.
Atualizando automaticamente os drivers e os seus respectivos ícones

Em poucos passos, você é capaz de fazer com que o Windows realize essas mudanças sempre de forma automática. Primeiro, vá até o “Painel de Controle” e certifique-se de que alguma das opções “Exibir por” esteja marcada como “Ícones grandes” ou “Ícones pequenos”. Em seguida, a seção “Dispositivos e Impressoras”.



Em alguns sistemas, acessar essa ferramenta é ainda mais fácil, uma vez que no próprio Menu Iniciar você encontra o atalho para essa área de configurações;



Com a seção já aberta selecione a opção que represente a sua máquina (por exemplo, no caso deste tutorial, o computador é o “PC000324”).



Em seguida, na parte de baixo da janela, clique com o botão direito do mouse sobre o ícone, abrindo o menu de contexto. Nele selecione a opção “Configurações de instalação do dispositivo”.



Na janela que se abrir, marque “Sim, fazer automaticamente (recomendado)”.



Pronto, agora o Windows passará a buscar a atualização dos drivers automaticamente, baixando também ícones personalizados para cada dispositivo.