quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Os principais cuidados com hardware na montagem de um PC


Montar seu próprio PC pode ser recompensador, mas há problemas comuns que podem causar muita frustração. Siga nosso guia e aprenda a evitá-los antes que aconteçam!
Montar um PC pode ser uma tarefa recompensadora: você escolhe os componentes de acordo com seu orçamento e necessidade, de marcas nas quais você confia, e no final das contas tem uma máquina que “é a sua cara”. Mas o processo, embora não seja tão complicado quanto parece, exige alguns cuidados. É verdade que a maioria dos componentes de um PC só pode ser instalada de um jeito, ou em um tipo específico de slot, mas há nuances no processo que só os “montadores” mais experientes conhecem bem.
Portanto, mostraremos a seguir alguns dos problemas mais comuns que podem acontecer quando você está instalando um processador, dissipador de calor, placa-mãe, memória, placa de vídeo, disco rígido ou fonte de alimentação. Imprima este artigo e coloque-o perto da bancada, para que você tenha acesso fácil às “melhores práticas” na montagem de um PC.
Processador
Instalar um processador é fácil. Eles são construídos de forma a só encaixar no soquete na posição certa, e não é necessário usar ferramentas. Mas ainda há algumas coisas que podem dar errado.
montarpc_soquete.jpg
Tenha cuidado ao alinhar o processador no soquete (acima)
Em primeiro lugar é importante se certificar de que o soquete do processador está limpo e livre de poeira. Qualquer “corpo estranho” pode impedir que o chip se encaixe corretamente, o que pode causar problemas sérios no futuro. Antes de encaixar o processador inspecione o soquete (sem tocar em nenhum dos contatos) e certique-se de que não haja nada nele que possa interferir com o processador. Alinhamento e encaixe adequados são de suma importância na hora de instalar o processador.
No caso dos processadores da AMD, também é importantíssimo não dobrar nenhum dos pinos. Processadores Intel usam um encapsulamento diferente e não tem pinos sob o chip (os pinos estão no soquete), mas os da AMD ainda tem centenas de pinos delicados que são relativamente simples de dobrar. Ao manusear um processador AMD, segure-o pelos lados, inspecione a parte de baixo para se certificar de que nenhum pino está dobrado e coloque-o no soquete. Não deve ser necessário usar força alguma para isso, ele deve simplesmente se encaixar, desde que os pinos estejam alinhados corretamente.
Dissipadores de calor e ventiladores
Quando novatos tentam instalar um dissipador de calor ou ventilador em uma máquina, eles costumam cometer três erros: usam pasta térmica demais (ou de menos), assentam o dissipador de forma incorreta ou apontam o ventilador na direção errada.
Antes de instalar um dissipador, certifique-se de que tanto a superfície do processador quanto a base do dissipador estão limpas. Depois é importante aplicar um “material de interface térmica” (Thermal Interface Material - TMI), a famosa “pasta térmica”, de alta qualidade. Este material ajuda a transferir o calor do chip para a base do dissipador. Mas usar pasta em excesso, ou menos do que o necessário, pode prejudicar o processo. Use apenas o suficiente para cobrir o dissipador integrado ao chip com uma camada fina como papel. O ideal é uma “gota” menor do que uma ervilha.
montarpc_pasta-360px.jpg
Só uma "gota" de pasta térmica é o suficiente. Acredite!
Além disso, é extremamente importante confirmar que o dissipador está assentado corretamente e fazendo bom contato com a CPU. Certifique-se de que não há nada ao redor do soquete, como um capacitor ou outro componente, que possa interferir no encaixe, e ao posicionar o dissipador sobre a CPU tenha certeza de que ele está perfeitamente plano. Se o dissipador estiver mesmo que ligeiramente fora de alinhamento, o processador pode supeaquecer e ser danificado.
Se você está usando um dissipador no estilo “torre” é crucial montá-lo de forma que seu ventilador esteja soprando o ar para fora da máquina. Isso significa apontá-lo na direção de um exaustor na traseira ou topo do gabinete. Mas preste atenção ao design de seu gabinete, já que alguns ventiladores montados na traseira não são exaustores, mas sim admissores de ar, trazendo ar frio do ambiente para dentro da máquina.
Placa-mãe
Instalar a placa-mãe é uma das tarefas mais tediosas na montagem de um PC. É relativamente simples, mas requer a instalação de um monte de espaçadores e parafusos, cada um em seu local correto. E quando algo dá errado, remover a placa-mãe pode ser um grande incômodo, especialmente se você já estiver com a máquina quase completa e tiver que remover um monte de placas antes.
Antes de instalar a placa-mãe no gabinete, você deve quase sempre cuidar de duas outras tarefas: instalar o “espelho” de I/O e montar o processador e o dissipador. Não dá pra instalar o espelho depois que a placa-mãe estiver montada, então faça isso antes de colocá-la no lugar. E se o gabinete não tem os recortes adequados na bandeja da placa-mãe para permitir a instalação de um cooler numa placa-mãe já acomodada, faça isso antes de colocá-la no gabinete.
montarpc_mobo-360px.jpg
Tenha paciência e não use força ao instalar a placa-mãe no gabinete
Alguns dos problemas mais comuns que os montadores inexperientes enfrentam são relacionados aos espaçadores de latão inclusos na maioria dos gabinetes. Latão é um metal macio, e é fácil espanar a rosca se você usar força demais ao colocá-los no gabinete. Use o suficiente apenas para mantê-los firmes, basta girá-los com os dedos. Também tenha cuidado ao inserir os parafusos que vão prender a placa aos espaçadores para, novamente, não espanar a rosca. Aperte os parafusos apenas o suficiente para prender a placa-mãe firmemente, sem que ela possa vibrar. Não é necessário usar força excessiva ou ferramentas elétricas.
E use apenas os espaçadores de que sua placa-mãe necessita. Se houver espaçadores extras que não “casam” com os furos para os parafusos na placa, remova-os. Eles podem causar curto-circuitos ou eventualmente desgastar uma trilha e danificar a placa.
Memória
A memória é um dos componentes mais fáceis de instalar em um sistema. Desde que você tenha o tipo de RAM correto para sua máquina, o pente será chanfrado de forma a só se encaixar no slot da forma correta. Mas antes de fazer qualquer coisa, consulte o manual de sua placa-mãe para determinar quais slots de memória você deve usar. Muitas máquinas atuais exigem configurações de memória em dual, triple ou quad-channel para obter o máximo de desempenho, o que significa que os pentes tem que estar nos slots corretos para um funcionamento perfeito. Se você instalar a memória num slot incorreto o PC ainda irá dar boot, mas pode funcionar em modo single-channel, o que irá afetar negativamente o desempenho.
montarpc_memoria-360px.jpg
Preste atenção na altura dos dissipadores da memória
Outra coisa a levar em conta é a altura dos pentes de memória. Alguns módulos de alto-desempenho tem dissipadores altos demais, que podem não caber em alguns gabinetes compactos.
Placas de vídeo
A instalação de uma placa de vídeo também é um processo simples, mas é necessário ter algumas coisas em mente. Praticamente todas as novas placas de vídeo no mercado não projetadas para serem usadas em um slot PCI Express x16, também conhecido como PEG (PCI Express Graphics).
Muitas placas-mãe tem múltiplos slots PCIe x16, mas nem todos eles tem verdadeiras conexões x16 com o chipset. Nesse caso você deve instalar a placa no slot mais próximo do processador, para garantir o melhor desempenho. Se você estiver em dúvida sobre quais os slots de sua placa-mãe são os mais indicados para uma placa de vídeo, consulte o manual da placa-mãe.
montarpc_energiagpu-360px.jpg
Conecte os cabos de força da GPU antes de ligar o PC
Muitas das placas de vídeo mais poderosas no mercado também exigem alimentação extra. Certifique-se de usar uma fonte de alimentação com capacidade suficiente para suportar a placa de vídeo (e o resto do PC) e lembre-se de conectar os cabos de alimentação a ela antes de ligar o sistema. Se eles não estiverem conectados, a máquina pode se recusar a “dar boot”, ou simplesmente não mostrar imagem.
Também fique de olho em slots de memória que ficam perto demais da placa de vídeo. Quando os clipes de retenção do pente estão fechados eles devem ficar fora do caminho. Mas se estiverem abertos, podem acabar fazendo contato com a placa e possivelmente danificar um componente delicado.
Unidades de disco e SSD
Instalar as unidades de disco em um PC é novamente um procedimento simples, mas você deve ter algumas coisas em mente para garantir um posicionamento ideal e facilitar o gerenciamento dos cabos.
montarpc_drives-360px.jpg
Atenção ao instalar os discos, para que não atrapalhem a instalação dos outros componentes
Dependendo do tamanho e tipo do gabinete que você está usando, você irá tipicamente instalar as unidades de disco em “gaiolas” que ficam atrás dos slots de expansão. Se o disco fica paralelo à placa, tenha cuidado para colocá-lo em um local que não atrapalhe a instalação de nenhuma placa de expansão. Em gabinetes midtorre e minitorre, colocar um disco no lugar errado pode impossibilitar a instalação de placas maiores, como placas de vídeo.
Fontes de alimentação
São poucas as coisas que podem dar errado ao instalar uma fonte de alimentação. A maioria dos gabinetes tem só um local onde ela pode ser montada, e os furos para os parafusos são feitos de forma que ela só pode ser instalada de um jeito. Só certifique-se de parafusar a fonte corretamente, porque ela é provavelmente o componente mais pesado em todo o sistema.
montarpc_psu-360px.jpg
Ao calcular a potência da fonte, exceda o necessário para facilitar upgrades
Use uma fonte de alimentação que forneça energia suficiente para todos os seus componentes. De fato, é melhor exceder um pouco as necessidades, abrindo espaço para expansão futura. Se os componentes exigem 350 Watts, por exemplo, você pode usar uma fonte de 550 Watts. E atenha-se às marcas mais conhecidas, já fontes de procedência duvidosa raramente atendem às especificações anunciadas. Uma boa fonte de alimentação é crítica se você pretende montar um sistema confiável e estável.
Gabinete
São poucos os gabinetes que exigem montagem, mas ainda há alguns pontos relacionados ao chassis nos quais você deve ficar de olho ao montar uma máquina. Em primeiro lugar, tenha extremo cuidado ao remover as “tampas” metálicas que cobrem as baias onde são instaladas as unidades de disco externas, como unidades óticas.
Essas tampas, e as pequenas linguetas de metal que ficam para trás quando elas são removidas, podem ser extremamente afiadas. Acredite em mim: certa vez precisei tomar 12 pontos depois de um acidente infeliz enquanto montava uma máquina para um amigo há alguns anos. Use luvas se preferir.
montarpc_fios-360px.jpg
Atenção! O fio branco nos conectores do painel geralmente é o negativo
Outro problema irritante é com a fiação do gabinete. Instalar os pequenos conectores para os botões de força e reset, o alto-falante e os LEDs de atividade é uma tarefa incrivelmente incômoda, ainda mais se considerarmos que não existe um layout ou código de cores padrão. Consulte o manual de sua placa-mãe para saber o layout correto, e tenha em mente que na maioria dos conectores, contrariando o senso comum, o fio branco geralmente é o negativo.
Bom trabalho! Cobrimos aqui muitos dos problemas mais comuns na montagem de PCs. Mas com tantas combinações de hardware possíveis, há inúmeros outros problemas que podem surgir. Se você já encontrou um problema que não mencionamos, compartilhe ele (e a solução) nos comentários abaixo.

Desvendados 5 mitos tecnológicos



Remoção de USB, bateria de notebook, senhas Wi-Fi e mais curiosidades desvendadas



Mesmo as pessoas que gostam de tecnologia têm suas dúvidas. Quem nunca ouviu falar de alguns mitos sobre a bateria do notebook ou segurança das redes Wi-Fi? Existem muitas lendas dentro do universo tecnológico que merecem ser desvendadas, veja a seguir uma lista com os 5 mitos mais famosos.

1 – Não remover o USB antes de desconectá-lo do computador pode afetar seu sistema operacional

Todo mundo se tornou bastante cauteloso quando está usando um USB e realmente é preciso certo cuidado, mas não é verdade que todo USB desconectado antes de ser removido da máquina pode causar problemas no sistema operacional. Se você desplugar o dispositivo quando ele ainda estiver rodando em seu computador, certamente terá problemas, mas, se a gravação de dados for concluída, e você puxá-lo sem qualquer remoção, dificilmente ocorrerá algum problema. A Microsoft informou ao site PC World que os danos dependem muito do tipo do dispositivo, mas, no geral, desconectar um USB antes de removê-lo não afeta o sistema. Não se sentiu seguro? Faça um teste com o seu USB.
                                                                                                               
2 – Recarregar o notebook sem ter zerado a energia, acaba com a bateria

De acordo com o Huffington Post, se o seu notebook for antigo e ainda usar uma bateria de níquel cádmio, isto pode acontecer. Este tipo de bateria possui um “efeito memória” e se você recarregá-la repetidamente sem zerar sua energia, a capacidade máxima de armazenamento diminui. No entanto, os computadores mais recentes, que usam bateria de íon de lítio, não sofrem com este problema, portanto, não é preciso esperar a bateria zerar para recarregá-la e nem é perigoso deixar a máquina ligada na tomada por muitas horas.
                                                                                     
3 – Quanto mais pixels em uma câmera, melhor

O site Cnet explica que o pixel não remete à qualidade da foto, mas ao tamanho que a imagem pode ter sem perder qualidade. Na fotografia digital, um megapixel equivale a um milhão de pixels – pontos que formam uma foto. Ou seja, quanto mais pixels, mais você poderá ampliar as fotos sem distorcer a imagem. No entanto, além dos megapixels, a lente e sensores de luz também são essenciais para conseguir uma fotografia boa. Portanto, lembre-se: há mais detalhes para avaliar na hora da compra de uma câmera fotográfica.
                                                                                             
4 – Ao aproximar um imã do seu HD, ele poderá ser apagado

A PC Mag explica que apenas ímãs enormes e superpotentes podem apagar os dados salvos no seu HD. Um ímã comum e de menor tamanho, no máximo, apaga conteúdos de um disquete. Enquanto que os demais dispositivos como USB, cartões SD e HDs são imunes.
                                                                                                      
5 – Redes Wi-Fi protegidas com senha estão livres de hackers

Uma rede pública de Wi-Fi com senha não está necessariamente protegida, segundo o site Life Hacker. Nas redes públicas, como de cafés, lanhouses ou de hotéis, nada impede que uma pessoa com más intenções consiga a senha de acesso e utilize este canal para fazer vítimas. A grande questão, de acordo com o site, é que você nunca sabe com quem está dividindo a rede. No Wi-Fi doméstico, mesmo que você saiba para quem está fornecendo a senha de acesso, ainda existem riscos da rede ser invadida. Existem programas que quebram as senhas, independente do nível de segurança implementada, seja WEP, WPA ou WPA2.

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

FELIZ NATAL





FELIZ NATAL


Frohe Weihnacht

Merry Christmas


Kung His Hsin Nien

Feliz Navidad

Buon Natale

 Merii Kurisumasu 


domingo, 23 de dezembro de 2012

15 acessórios de PC


(Fonte da imagem: Divulgação/Sennheiser)

Vamos convir que muitas vezes os cabos dos fones atrapalham um bocado. Para quem deseja eliminar aquela montoeira de fios que ficam em cima da mesa, teclado e mouse, o Sennheiser RS 220 pode ser o presente ideal. Estes headphones operam a 2,4 GHz e contam com um sistema de acústica de altíssima definição. Tão alto quanto a qualidade sonora proporcionada é o seu preço, que fica em torno de US$ 600 (R$ 1.237).
Caixas de som
Razer Ferox




Conheça os teclados, mouses, fones de ouvido, mousepads e caixas de som que cairiam muito bem como presente




Véspera de Natal e os preparativos para as festividades desta data tão esperada ao longo do ano estão praticamente prontos. Contudo, com a proximidade do dia 25 de dezembro, a ansiedade para saber quais serão os nossos presentes é praticamente incontrolável.

Neste artigo, nós selecionamos alguns dos acessórios mais descolados e poderosos para o PC que deixariam qualquer um rindo à toa por tê-los ganhado do Papai Noel. Será que algum desses aparatos está na sua lista de pedidos para o Bom Velhinho?





Teclados
Linha S.T.R.I.K.E.

Modelo S.T.R.I.K.E. 5. (Fonte da imagem: Divulgação/Mad Catz)



A Mad Catz é uma das fabricantes de acessórios para computadores mais respeitada no mundo. Entre os seus mais recentes lançamentos, estão dois modelos de teclado da linha S.T.R.I.K.E., tendo como grande atrativo a sua estrutura modular.

O S.T.R.I.K.E. 5 possui um sistema chamado EYE OLED, com o qual você define as cores de fundo das teclas e os 21 botões macro disponíveis, resultando em até 63 novos comandos. O teclado é dividido em cinco partes, permitindo que você configure o seu layout de acordo com as suas necessidades, e tem áreas estratégicas para o descanso dos punhos. Ele é vendido por US$ 200 (R$ 415).

Por sua vez, o S.T.R.I.K.E. 7 possui um total de 24 botões personalizáveis, um painel touchscreen dedicado, pelo qual você é capaz de configurar macros e executar aplicativos voltados para interação com os principais jogos da atualidade, e seis estruturas separáveis. O modelo é comercializado por US$ 300 (R$ 622).
Razer DeathStalker Ultimate

Ampliar
(Fonte da imagem: Divulgação/Razer)

A Razer é outra empresa com produtos espetaculares voltados para games. No seu portfólio está o teclado DeathStalker Ultimate. Esse periférico conta com a interface Razer Switchblade, a qual tem um conjunto de funções com touchpad de LCD e keypad de LED — tendo 10 teclas táteis dinâmicas que podem ser usadas para preparar comandos, macros, habilidades e magias.

Além disso, o display pode informar dados importantes para que o jogador se mantenha alerta com os acontecimentos das partidas e servir como um modo alternativo de atuar nos jogos ou acessar a área de trabalho do PC. Esse presente custa US$ 250 (R$ 518).
Smartype



Muitas pessoas têm dificuldades para digitar sem olhar para o teclado. Para ajudar esse enorme grupo de usuários, foi criado o Smartype: um teclado que possui um pequeno visor que exibe tudo aquilo que está sendo digitado. Assim, você pode acompanhar o que acabou de escrever sem precisar necessariamente olhar para o monitor — poupando tempo para encontrar possíveis erros de digitação. Para ter um desses, você teria que desembolsar US$ 99 (R$ 205).
Mouses
Ouroboros

(Fonte da imagem: Divulgação/Razer)

Se você está precisando de um mouse para melhorar o seu desempenho em seus jogos prediletos, o Ouroboros da Razer é sem dúvida um sonho de consumo. O periférico possui um design moderno e que pode ser ajustado tanto para destros como para canhotos.

Ele conta também com um sensor combinado 4G Dual Sensor capaz de melhorar a precisão do seu cursor para até 8.200 dpi e pode funcionar com ou sem fios (nesse caso, utilizando apenas uma pilha AA) com uma autonomia de pelo menos 12 horas. O problema é que ele ainda não foi oficialmente lançado. A expectativa é de que seu preço gire em torno de US$ 130, mas o mouse deve chegar ao Brasil por R$ 599.
BMW Level 10 M Gaming Mouse

(Fonte da imagem: Divulgação/BMW)

Anunciado em março deste ano, o Level 10 M Gaming Mouse chama atenção pelo seu visual arrojado, com destaque para as entradas de ar que evitam o aquecimento dos componentes do periférico e, de quebra, ajudam a refrescar a sua mão durante jogatinas mais longas.

Mas isso não é tudo. O dispositivo ainda possui 11 botões programáveis e atinge até 8.200 dpi — taxa quase 50% maior que os mouses de ótima qualidade vendidos atualmente. O modelo, que foi desenvolvido por uma empresa subsidiária da BMW, foi para as prateleiras a partir de setembro por US$ 99 (R$ 205).
Saitek Cyborg R.A.T. 9 Wireless

(Fonte da imagem: Divulgação/Cyborg Gaming)

Nesta categoria de acessórios, é difícil fugirmos de modelos voltados para games, pois esse é o tipo de conteúdo que mais exige desse tipo de dispositivo. Por isso, os produtos focados no público aficionado por jogos são os mais avançados. Além dos equipamentos já mencionados, você com certeza ficaria feliz ao ganhar o Saitek Cyborg R.A.T. 9 Wireless.

O mouse possui uma aparência que lembra muito a dos robôs do filme “Transformers”. Mais do que bonito, este periférico conta com duas baterias recarregáveis e 6.400 dpi de precisão. Ele ainda tem peças intercambiáveis, o que o torna totalmente personalizável. Na loja oficial da marca, ele custa US$ 150, mas aqui no Brasil o seu preço fica em torno de R$ 600.
Mousepads
WarPad



Para uma experiência ainda melhor, um bom mouse precisa estar acompanhado de um mousepad de qualidade. Assim, o WarPad promete mais conforto para quem que passa longas horas jogando no computador. Esta “esteira” para o mouse possui espessura de 2 polegadas e uma superfície de 43,2 x 35,6 centímetros, podendo ser encaixada ao canto da mesa para proporcionar mais conforto ao pulso do jogador. O produto da XFX pode ser encontrado porcerca de US$ 40 (aproximadamente R$ 83, sem o cálculo de impostos e taxas de importação).
Razer Scarab

(Fonte da imagem: Divulgação/Razer)

O mousepad Scarab da Razer é capaz de arrebatar os corações de muitos gamers. Isso porque ele foi desenvolvido com um material chamado Fractal 2.0 — patenteado pela própria fabricante. Essa tecnologia visa aprimorar a sensibilidade e o poder de precisão oferecidos tanto por mouses ópticos como a laser.

A sua base é emborrachada para que ele não escorregue na mesa, evitando problemas nas missões que estiverem sendo jogadas. Para completar o pacote, esse acessório vem ainda com um estojo para guardá-lo e evitar danos durante o seu transporte. Para tê-lo em sua casa, você precisaria gastar US$ 40 (R$ 83).
USB-Heated Futon Mouse Pad

(Fonte da imagem: Reprodução/Japan Trend Shop)

Mexer no computador durante o inverno pode não ser uma atividade tão agradável. Para evitar que suas mãos congelem enquanto você está na frente do PC, o USB-Heated Futon Mouse Pad seria uma excelente opção de presente de Natal, pois o dispositivo possui uma manta aquecida que pode alcançar temperaturas de até 50° C. Para funcionar, o equipamento só precisa ser conectado à máquina via USB. O mousepad aquecedor de mãos é encontrado por US$ 43 (R$ 89).
Fones
Sennheiser IE 800

Ampliar
(Fonte da imagem: Divulgação/Sennheiser)

Para aqueles que priorizam escutar reproduções sonoras com o máximo de nitidez, os fones IE 800 da Sennheiser cairiam como uma luva. Estes fones intra-auriculares funcionam a uma frequência que vai de 5 Hz até 46.500 Hz — o que resulta em sons muito mais realistas. Além disso, o dispositivo possui um sistema exclusivo de bloqueio de distorções, evitando que os sons fiquem tremidos ou abafados. O que não deve agradar muito ao Papai Noel é o preço desses headphones: US$ 1 mil (R$ 2.060 sem a soma de possíveis taxações).
Mozaex BluWavs

(Fonte da imagem: Divulgação/Mozaex)

Se você é paciente e não se importaria de receber o seu presente com um pouco de atraso, os fones da linha BluWavs valeriam a espera (já que a série começará a ser vendida a partir do dia 1º de janeiro de 2013).

Os atrativos desses produtos ficam por conta do sistema de áudio com 7.1 canais — com especial destaque para a compatibilidade com leitores de Blu-ray —, bitrate de até 27 Mbps (18 vezes mais qualidade do que aparelhos comuns) e suporte para as tecnologias LCPM, DTS-HD Master e Dolby TrueHD. Os valores desses headphones também impressionam: US$ 795 a US$ 2.595.
Sennheiser RS 220

(Fonte da imagem: Divulgação/Razer)

Existem pessoas que não se adaptam com os fones de ouvido. Assim, uma saída para promover a melhor experiência sonora é instalar uma caixa de som. Para os gamers de plantão, a Razer disponibiliza o Ferox, um par de speakers que dissipa o som em 360° de forma omnidirecional. Outro ponto positivo deste equipamento é o seu tamanho reduzido e design elegante.

O dispositivo é energizado por baterias recarregáveis que podem durar até 12 horas ininterruptas, sendo que um indicador luminoso de LED informa o nível de carga. Embora o valor do Ferox na loja da Razer seja de R$ 60, o preço sugerido para o mercado brasileiro é de R$ 299.
Bose Companion 5

Ampliar(Fonte da imagem: Divulgação/Bose)

Quando o assunto é áudio, a Bose também é uma das referências em alto-falantes. Um de seus produtos que seria aceito como presente sem qualquer titubeio é o Companion 5. O conjunto é formado por duas caixas de som e um módulo, contando com um sistema de 5.1 canais e um mecanismo especial de processamento de áudio denominado TrueSpace. Essa combinação gera sons extremamente fiéis e limpos. A aquisição desse produto deixaria a sua carteira US$ 360 (R$ 742) mais vazia.
Logitech Speaker System Z906

(Fonte da imagem: Divulgação/Logitech)

Os alto-falantes Speaker System Z906 da Logitech também seriam muito bem-vindos neste Natal. Com o sistema de áudio de 5.1 canais, os 500 watts de potência, a certificação THX e a codificação digital Dolby, você ouviria seus filmes, músicas e jogos com muito mais detalhes e nitidez. Você pode dizer para o Bom Velhinho que esse aparelho pode ser encontrado facilmente no Brasil, com preços que variam de R$ 1.329 a R$ 1.700.


sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

compras 2012: notebooks e ultrabooks

Acompanhe as dicas  para não errar na hora de comprar o seu computador portátil neste final de ano!

O fim de ano está aí, e com ele chegam as festividades que encerram mais um calendário e o tão esperado 13º. Na lista de muitas pessoas, os notebooks e os ultrabooks despontam como alguns dos presentes de Natal mais esperados.
Assim como acontece em todo mês de dezembro, o Tecmundo não vai te deixar na mão nesse momento de decisão, oferecendo este guia de compras para tentar ajudá-lo a encontrar a máquina perfeita para as suas necessidades e o seu bolso.
Para tanto, dividimos a seleção em equipamentos para aqueles que procuram algo mais barato e acessível, em aparelhos da moda que estão com um ótimo custo-benefício e em notebooks voltados para jogos e para quem está com a carteira cheia.

Notebook barateza!

Samsung RV415

Guia de compras 2012: notebooks e ultrabooks (Fonte da imagem: Divulgação/Samsung)
Vamos começar nossa lista com um modelo para quem deseja um notebook funcional, mas está com a conta quase no vermelho. O Samsung RV415 conta com um processador AMD dual-core E-300 de 1,3 GHz, 2 GB de memória RAM, 320 GB para armazenamento dos seus arquivos, tela de 14 polegadas (1366x768 pixels) e roda o Windows 7 Home Basic. Tal configuração é suficiente para suportar uma rotina leve, como navegar pela internet, escutar música e editar documentos. Este notebook pode ser uma boa opção para quem procura seu primeiro computador portátil, sendo encontrado por R$ 810.

Um pouco mais de potência

HP Pavilion G4-2116BR

Guia de compras 2012: notebooks e ultrabooks
(Fonte da imagem: Divulgação/HP)
Se você procura um laptop com um desempenho um pouco melhor, mas que ainda tenha um preço acessível, o HP Pavilion G4-2116BR pode ser uma boa opção. Este aparelho tem 4 GB de RAM, tela de 14 polegadas e 500 GB de disco rígido. Contudo, o seu maior destaque é o processador dual-core AMD A6-4400M de até 2,7 GHz (que possui a placa gráfica AMD Radeon HD 7520G embutida). Ela possibilita que você rode boa parte dos jogos mais atuais, como FIFA 13Call of Duty: Black OpsAlien vs Predator e The Walking Dead — obviamente, não nas resoluções máximas. Você pode comprá-lo a partir de R$ 1.295.

Acer V5-171-6878

Para quem deseja maior portabilidade, nós sugerimos o Acer V5-171-6878 — um modelo de 11,6 polegadas, processador Intel Core i3-2377M de 1,4 GHz, 4 GB de RAM e 500 GB de armazenamento. A grande vantagem deste notebook é que ele já vem com o Windows 8 de fábrica. Seu potencial de processamento suporta facilmente as atividades comuns do nosso dia a dia. Este aparelho é comercializado com preços que iniciam em R$ 1.160 à vista ou R$ 1.299 parcelado no cartão de crédito.

Avell Titanium B153 F2DL

Guia de compras 2012: notebooks e ultrabooks (Fonte da imagem: Divulgação/Avell)
Custando R$ 2 mil, o Avell Titanium B153 F2DL é indicado para quem curte jogos, mas não está disposto a desembolsar uma nota preta por um notebook top de linha. Além do processador Intel Core i5-3210M de 2,5 GHz, dos 4 GB de RAM e do 1 TB de disco rígido, este modelo de 15,6 polegadas conta com a placa de vídeo NVIDIA GeForce GT 640M com 1 GB de memória dedicada.
O laptop é vendido diretamente pelo site da montadora e pode ter alguns de seus recursos aprimorados mediante pagamento. É válido salientar que os equipamentos da Avell não possuem sistema operacional.

Ultrabooks: a nova onda do momento

Samsung Série 5 530U3C-AD1BR

Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, os ultrabooks já podem ser encontrados por preços bem em conta, como é o caso do Samsung Série 5 530U3C-AD1BR. Este portátil tem uma configuração capaz de aguentar o tranco de rotinas consideráveis de uso: processador Intel Core i3-2377M de 1,5 GHz, 2 GB de RAM, 500 GB de disco rígido e 24 GB de SSD e tela de 13,3 polegadas. Com 1,7 cm de espessura, ele pesa apenas 1,4 kg. É possível adquiri-lo por R$ 1.430 à vista.

Samsung Série 5 NP530U3B

Guia de compras 2012: notebooks e ultrabooks (Fonte da imagem: Divulgação/Samsung)
Dotado de uma CPU Intel Core i5-2467M de 1,6 GHz, 4 GB de memória RAM, 500 GB de HD e mais 16 GB de SSD, tela de 13,3 polegadas e custando cerca de R$ 1.840, o Samsung Série 5 NP530U3B é mais uma interessante opção de ultrabook da empresa sul-coreana.

Samsung 530U3C-AD5

A Samsung também oferece um modelo mais potente de computador ultraportátil: o 530U3C-AD5. Este aparelho, que está sendo vendido por R$ 2.339, tem processador Intel Core i7- 3517U de 1,9 GHz, 4 GB de RAM, 500 de HD e mais 24 GB de SSD, tela de 13,3 polegadas e roda o Windows 8 — algo que ainda é pouco comum no mercado.

ASUS Zenbook UX21E

Uma forte concorrente desse segmento é a ASUS, fabricante do Zenbook UX21E: ultrabook que sai da fábrica com CPU Intel Core i5-2467M de 1,6 GHz, 4 GB de RAM, 128 GB de armazenamento SSD, tela de 11,6 polegadas (1366x768 pixels) e bateria de 6 células. O valor mais baixo que encontramos esse modelo foi R$ 2.677 à vista.

MacBook Air

Guia de compras 2012: notebooks e ultrabooks (Fonte da imagem: Divulgação/Apple)
Quando o assunto é ultrabook, não podemos deixar de citar um dos pioneiros do gênero: o MacBook Air. O produto da Apple vem com 4 GB de memória SDRAM, processador Intel Core i5 de 1,7 GHz, 64 GB de armazenamento em disco SSD, placa gráfica Intel HD 4000 e tela de 11 polegadas. Como de praxe, o preço pelo equipamento da Maçã é salgado: R$ 3.699 pelo modelo mais básico.

ASUS Zenbook UX31E

Para bater de frente com o ultraportátil da Apple, a ASUS conta com o ASUS Zenbook UX31E. O equipamento possui processador Intel Core i7-2677M de 1,8 GHz, 4 GB de memória RAM e 256 GB de armazenamento SSD (quatro vezes mais que o ultrabook da Maçã). O preço deste modelo fica em torno de R$ 3.500.

Bônus

Por ser a maior tendência da atualidade, a lista de ultrabooks poderia ser ainda maior. Abaixo você tem acesso a mais três opções muito bacanas e que merecem a avaliação de quem pretende comprar um aparelho da categoria:
  • Acer Aspire S3-951-6610 com processador Intel Core i3-2367M de 1,4 GHz, 4 GB de RAM e 320 GB de HD por R$ 1.995;
  • Dell Inspiron I14Z-5585 com Intel Core i3-3217U de 1,8 GHz, 4 GB de RAM e 500 GB de disco rígido a partir de R$ 1.979;
  • Sony Vaio SVT11115 com Intel Core i3-2367M de 1,4 GHz, 4 GB de RAM e 320 GB de HD pode ser encontrado por R$ 2.319.

Para gamers com a carteira cheia

Samsung Série 7 Chronos NP700Z4A-SD1BR

Guia de compras 2012: notebooks e ultrabooks (Fonte da imagem: Divulgação/Samsung)
Abrimos nossa seção de equipamentos voltados para jogos com um modelo que serve como uma opção de entrada para esse mundo. Isso significa que ele não é tão poderoso, mas dá conta de executar games pesados.
Samsung Chronos NP700Z4A-SD1BR, que pode ser comprado por R$ 2.374, opera com um processador Intel Core i5-2450M de 2,5 GHz, 6 GB de RAM, 1 TB de espaço para armazenamento, tela de 15 polegadas e placa de vídeo AMD Radeon HD 6750M com 1 GB de memória dedicada.

Avell Titanium B154 E1DL

Durante nossas pesquisas, pudemos comprovar um fato: o custo-benefício dos notebooks da Avell é difícil de ser batido. A empresa possui modelos que possuem os mais variados desempenhos com preços inferiores aos dos principais concorrentes. Portanto, não estranhem a sequência de aparelhos da marca.
Guia de compras 2012: notebooks e ultrabooks (Fonte da imagem: Divulgação/Avell)
O primeiro laptop da Avell que merece destaque é o Titanium B154 E1DL, o qual tem processador Intel Core i3-2350M de 2,30 GHz, 4 GB de RAM, 1 TB de HD, tela de 15,6 polegadas (1920x1080 pixels) e placa de vídeo NVIDIA GeForce GT 650M com 2 GB de memória dedicada. O custo deste notebook é de R$ 2.400 no boleto.

Avell Titanium G1511 F2HL

Aumentando um pouco a potência, a Avell comercializa o Titanium G1511 F2HL por R$ 3 mil. Esse laptop se diferencia do anterior por ter uma CPU Intel Core i5-3210M de 2,50 GHz, 8 GB de memória RAM e placa gráfica NVIDIA GeForce GTX 660M.

Avell Titanium G1530 F2HL (AMD)

Quer algo mais potente? Então, o Avell Titanium G1530 F2HL pode ser uma boa escolha para você. Isso porque ele dispõe da poderosa placa de vídeo AMD Radeon HD 7970M GPU com 2 GB de memória dedicada. No resto, ele possui a mesma configuração do Titanium G1511 F2HL.

Avell FullRange G1742 D5LLA/BD

Guia de compras 2012: notebooks e ultrabooks
(Fonte da imagem: Divulgação/Avell)
Para aqueles que não gostam de brincadeira, a marca também tem sua oferta: o Avell FullRange G1742 D5LLA/BD. Este notebook tem processador Intel Core i7-3610QM de 2,3 GHz e 6 MB de Cache, 16 GB de RAM, 1 TB de espaço de armazenamento mais 128 GB de SSD, leitor de Blu-ray, tela de 17,3 polegadas e duas placas gráficas AMD Radeon HD 7970M no modo crossfire. Como era de se esperar, o preço dessa supermáquina é equivalente à sua potência: R$ 6.996.
Devemos relembrar que os laptops comercializados pela Avell não vêm com sistema operacional instalado, ficando por sua conta a compra e a instalação desse software. Contudo, eles podem ter suas configurações alteradas, permitindo a adição de leitores de Blu-ray, mais memória RAM, licenças do Microsoft Office, entre outros.
.....
Vale ressaltar que este artigo não é patrocinado por nenhuma empresa, ou seja, nós não recebemos nada para publicá-lo. Os produtos listados acima são uma escolha do Tecmundo, pois consideramos estes os melhores aparelhos do gênero disponíveis no mercado, dentro de cada um dos perfis.
Para tanto, levamos em consideração principalmente o preço de cada máquina se comparado ao de outros modelos da mesma categoria. Os valores mencionados foram coletados em pesquisas nos sites Google Shopping e Buscapé. Esperamos ter ajudado na sua escolha e boas compras!


Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/guias-de-compra/34087-guia-de-compras-2012-notebooks-e-ultrabooks.htm#ixzz2F2y5yZfZ

10 dicas para comprar online sem problemas


Fazer as compras de Natal no computador é muito mais cômodo e prático, mas há perigos. Siga nossas dicas para ficar seguro.
Você precisa comprar alguns presentes de natal, e não tem muito tempo. Suas opções são: (a) encarar a loucura das lojas no fim do ano, repletas de crianças gritando e em um calor infernal ou (b) fazer as compras online, no conforto de sua casa, curtindo o ar-condicionado e uma limonada geladinha.
Nós escolheríamos a segunda opção. Somos adultos civilizados, e não estamos interessados em nos acotovelar em meio a uma multidão a não ser que absolutamente necessário. Infelizmente o mundo das compras online não é tão perfeito: é certamente mais rápido, mas também há riscos. Mas não se preocupe: temos a seguir uma série de dicas para você se manter seguro, e ainda assim terminar as compras a tempo.
Mantenha o navegador atualizado
Começamos pelo básico: não importa se você usa o Chrome, Firefox, Internet Explorer ou Safari, atualizar o navegador irá ajudá-lo a manter sua proteção em dia. Basta usar o Windows Update para dar conta do Internet Explorer. Já o Firefox e o Chrome tem um sistema de atualização automática. 
Para confirmar que você tem a versão mais recente do Firefox, clique no botão laranja no canto superior direito da janela, clique no menu Ajuda e em Sobre o Firefox. No Chrome, clique no botão de ajustes no canto superior direito da janela e em Sobre o Google Chrome. Em ambos os casos, você será informado se uma atualização estiver disponível.
Instale proteção contra malware
Outra coisa a verificar antes de ir às compras é o software de segurança. Não faltam opções de utilitários,pagos ou gratuitos, dedicados a proteger seu computador de ataques. Soluções como o G Data Internet Security, Norton Internet Security e Bitdefender se saíram bem em nossos testes.
Os programas conta malware não podem protegê-lo de todos os ataques, especialmente os baseados em “engenharia social”. Mas nesses tempos modernos, é tolice não usar ao menos um mínimo de proteção.
Procure lojas e vendedores com boa reputação
Se você achou uma boa oferta em um site do qual nunca ouviu falar, é melhor fazer uma pesquisa antes de fechar a compra. Procure na internet as opiniões de outros consumidores, seja com uma busca no Google ou consultando amigos e conhecidos em uma rede social. Se  ainda assim não estiver certo, não feche a compra e procure um site mais conhecido. É melhor pagar R$ 50 “a mais” em um produto e recebê-lo como anunciado do que perder tempo tentando reaver seu dinheiro por algo que não foi entregue no prazo ou não é o anunciado.
Fique de olho no cadeado
Uma loja boa loja tem que usar criptografia SSL para proteger seus dados no momento da transação. Com esta tecnologia apenas seu computador, e o servidor da loja, terão acesso às informações, protegendo-as de um eventual bisbilhoteiro no meio do caminho.
compraronline_cadeado-360px.jpg
O cadeado indica que o site usa criptografia para proteger seus dados
A maioria dos navegadores indica que o site usa criptografia SSL com o ícone de um cadeado ao lado da barra de endereços. Outro sinal é um endereço que começa com https://, em vez de http://.
Só divulgue as informações necessárias
Cuidado com sites “curiosos demais” sobre suas informações pessoais. Preencha só os campos necessários para completar o formulário de compra, geralmente marcados com um * ou com um título em cor ou fonte diferente. E preste atenção às perguntas: que motivo tem o site para perguntar o número da agência e de sua conta no banco?
Nunca informe seu número de cartão de crédito via e-mail
Sites legítimos nunca irão pedir via e-mail seu número de cartão de crédito. Ao contrário do que muita gente pensa, e-mails não viajam diretamente do remetente ao destinatário: eles passam por inúmeros servidores no caminho, criando muitas oportunidades para que um malfeitor intercepte a informação. Só digite o número em um formulário em uma página protegida com SSL (veja a dica anterior) em um site no qual você confia.
Use um serviço de pagamento
Serviços como o PayPal ou o PagSeguro atuam como intermediários entre o vendedor e o comprador. Você dá suas informações para o serviço, que faz a cobrança e repassa o dinheiro, mas não os dados do seu cartão, para o vendedor.
E em caso de fraude, como uma cobrança com valor indevido ou um produto que não foi entregue, a maioria dos serviços devolve o seu dinheiro. 
Vai comprar usando um smartphone ou tablet? Cuidado com a origem do app e a conexão
Pra que ligar o computador se você pode fazer as compras num tablet ou smartphone? Usar um dispositivo móvel é certamente mais prático, mas há questões extras de segurança. Uma dica é usar sempre apps adquiridos nas lojas oficiais de sua plataforma (App Store no iOS, Google Play no Android). Antes de instalar o App, veja se o nome do autor é o mesmo nome da loja que ele supostamente representa, e dê uma lida nos comentários. 
Por fim, nunca faça compras quando conectado a uma rede Wi-Fi pública e insegura. O risco de que um malfeitor esteja por perto “escutando” o tráfego de dados em busca de informações é muito alto, especialmente em locais muito frequentados como Shopping Centers e Cafés.
Compare, compare e compare de novo
O fim de ano é a época das promoções, mas também das falsas promoções. Não é raro comerciantes aumentarem o preço de um produto, digamos, no início de novembro e em dezembro oferecerem um "descontão" vendendo-o pelo que era o preço original antes do aumento. Antes de fechar a compra, compare os preços em outras lojas e não se esqueça de levar em conta o custo do frete na hora de comparar as ofertas. Se ele for alto, pode acabar anulando um eventual desconto.
Use o bom senso
Não há como um smartphone que custa R$ 2.000 numa loja no shopping mais próximo de sua cada custar R$ 400 online. Descontos existem, o que não existe é milagre. Nesse caso, a chance de você estar caindo em um golpe, seja comprando um “produto” que nunca será entregue ou uma versão pirata que não tem metade dos recursos e desempenho do original passa dos 100%. Lembre-se do que a vovó dizia: “quando a esmola é grande, o santo desconfia”.
Se algo parece suspeito, como um vendedor que se recusa a informar detalhes sobre um produto, preços bons demais ou uma foto que não combina com a descrição do item, a melhor coisa a fazer é sair correndo e procurar uma loja mais confiável.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Ferramentas essenciais para fazer a montagem ou a manutenção de seu PC



Você até pode montar um PC usando só uma chave Phillips, mas com algumas ferramentas extras irá economizar tempo e evitar frustração. Veja quais são elas e porque são úteis.

Você pode até pensar que para montar um PC basta encaixar as peças: insira a peça A no soquete B, conecte à peça C e está pronto. Os componentes são relativamente padronizados, então desde que você se certifique de que as peças são compatíveis umas com as outras completar a montagem não deve exigir mais do que uma chave Philips Nº 2 e uma hora de seu tempo.

Mas as coisas nunca são tão simples assim.

Embora você possa montar um PC usando apenas a chave Philips, o tempo necessário e os obstáculos que você irá encontrar podem levar a frustração desnecessária. Mas com as ferramentas certas você pode eliminar horas do processo, e transformar aquele projeto de construção ou upgrade de um PC em uma experiência verdadeiramente agradável.

A seguir compartilho com vocês as ferramentas que uso, porque, e como elas tornam a montagem do PC muito mais fácil.

Chaves

Se você monta (ou atualiza) um ou dois PCs num ano, um par de chaves Philips deve ser o suficiente. As que uso tem hastes longas, algo necessário para apertar os parafusos oculos atrás de dissipadores e outros locais de difícil acesso. Você vai precisar de uma chave Nº 2 e uma Nº 1. A maioria dos parafusos usados na montagem de PCs é Nº 2, mas alguns são um pouco menores.

Mas pense em expandir sua caixa de ferramentas para estar preparado para qualquer necessidade. Tenho uma chave de haste longa e lâmina pequena (fenda), que é útil para desplugar conectores VGA ou DVI de placas de vídeo e monitores. E um kit de chaves bem pequenas “de relojoeiro”, para lidar com notebooks.


Um kit de chaves já quebra um bom galho

Se você faz da montagem de PCs uma profissão, talvez valha a pena investir em uma parafusadeira elétrica. O crucial nesse caso é escolher um modelo com velocidade e torque ajustáveis. Comece com ambos no mínimo, e você nunca correrá o risco de danificar a cabeça de um parafuso. Pontas magnetizadas evitam que você derrube parafusos dentro do gabinete, e pontas intercambiáveis dão mais versatilidade. Extensores também são úteis, já que o próprio design da maioria das parafusadeiras torna difícil seu uso nos cantos mais apertados do gabinete de um PC.

Hemostato

Às vezes você precisa de uma ferramenta para agarrar firmemente um item ou componente pequeno. Ou então de uma “terceira mão” para segurar algo no lugar enquanto faz um ajuste. Nessas horas um hemostato, ou pinça hemostática, é perfeito. Com ele fica fácil agarrar a ponta de um conector pequeno (como o conector do botão de força do gabinete) e guiá-lo até os pinos correspondentes na placa-mãe, ou pegar um parafuso que tenha caído em um canto do gabinete que é difícil de alcançar.


Hemostatos são bons para "pinçar" componentes e conectores pequenos

Eles geralmente são vistos como equipamento cirúrgico (o nome “hemostato” vem da sua principal função, fechar uma veia para impedir um sangramento), mas é possível encontrar modelos baratos e bons o suficiente em lojas de modelismo ou online. Tenho dois, um pequeno e um grande, que uso alternadamente de acordo com a situação.

Lanterna LED

O interior da maioria dos gabinetes de PCs é preto, geralmente um preto fosco. Mesmo que você esteja trabalhando em uma sala bem iluminada, a falta de contraste dentro do gabinete torna difícil ver onde vão todos os conectores, chaves e fios. Para iluminar o interior do gabinete, você pode usar uma lanterna LED com grampo. Elas produzem luz branca com intensidade suficiente, não consomem muita energia e podem ser posicionadas no gabinete do jeito que eu quiser.


Use uma lanterna LED para iluminar o gabinete

O modelo da foto é uma Clamplight da Blackfire, que custa cerca de US$ 20 nos EUA. Mas você também pode usar uma luminária de mesa com um “pescoço” ajustável. O ideal é um modelo que produza um feixe de luz mais concentrado.

Chave de soquete

São úteis para prender e remover os espaçadores de latão que são inseridos no gabinete, aos quais a placa-mãe é parafusada. E também para prender ou soltar as porcas ao lado dos conectores DVI ou VGA em uma placa de vídeo (onde o cabo é parafusado).


Chaves de soquete ajudam a instalar os espaçadores no gabinete

Alicates de bico e de corte

Às vezes você só precisa de algo básico, como um bom par de alicates de corte e de bico. Note que as pequenas “lâminas” de corte integradas a muitos alicates de bico não são úteis, já que não tem alcance para cortar um fio em um local apertado. Não que eu use o alicate de corte para cortar fios: na verdade ele é muito útil para cortas as amarras plásticas usadas para organizar fios.


Alicates de corte (esquerda) e de bico (direita) são sempre úteis

Você vai precisar de versões bem pequenas destas ferramentas. Em vez de uma loja de ferragem, procure em lojas de modelismo.

Mantenha tudo limpo

Um PC funcionando por um longo tempo provavelmente acumulará poeira. E esta poeira, depositada sobre lâminas das ventoinhas, dissipadores e outras partes internas eventualmente resulta em aumento de temperatura dentro do gabinete. E quanto mais quente seu PC, menos eficiente ele é, podendo chegar ao ponto de se tornar instável, desligando ou “rebootando” de forma aparentemente inexplicável.


Ar-comprimido ajuda a se livrar da poeira

Os bons gabinetes de PC tem filtros para impedir a entrada de poeira, mas mesmo eles podem sofrer com o acúmulo, o que reduz o fluxo de ar e aumenta a temperatura. É por isso que a cada dois meses eu abro meus computadores e limpo eles por dentro usando uma lata de ar comprimido. Só fique de olho no que está comprando e evite produtos contendo CFCs e HCFCs (que prejudicam o meio ambiente) ou gás propelente inflamável.

Nunca use um secador de cabelos ou aspirador de pó para “soprar” ou “sugar” a poeira de dentro do PC. A carga estática gerada pelo motor destes aparelhos pode danificar componentes sensíveis, como os pentes de memória ou mesmo o processador.

Camera

Uma câmera, seja uma compacta ou mesmo seu smartphone, é muito útil durante a montagem ou manutenção do seu PC. O objetivo não é documentar seu trabalho para a posteridade, mas sim usar as fotos como uma referência para saber como as coisas estavam em cada passo do processo, como a posição de uma chave ou a forma como um cabo é encaixado. Ou seja, tire uma foto antes de desmontar algo para ter melhores chances de remontar tudo do jeito certo mais tarde.


Seu smartphone tem uma câmera, use-a!

Amarrando tudo

É sembre bom agrupar e amarrar os cabos dentro do gabinete do PC. Assim ele não só fica com um visual mais organizado, como você também facilita a circulação do ar. Uma dica: não use amarras plásticas. O problema com elas é que se mais tarde você precisar trocar algum cabou ou instalar algo novo terá de cortar a amarra, o que é um incômodo e pode representar um risco se a tesoura ou alicate “escapar” e acertar um fio.


Há várias opções para amarrar cabos dentro e fora do gabinete

Em vez disso, você pode usar arame plastificado, encontrado em lojas de jardinagem. Geralmente as embalagens já incluem um cortador, então é só medir, cortar e amarrar, tendo o cuidado de deixar o arame o mais curto possível.

Se você precisa de algo um pouco mais robusto pode usar tiras de velcro, encontradas em lojas de utilidades domésticas. E elas são incrivelmente úteis para outras coisas, como organizar feixes de cabos de rede, os cabos de força atrás do rack na sala de estar, etc. As possibilidades são infinitas.

Termômetro infravermelho


Já usei termômetros infravermelhos para medir as temperaturas de fontes de alimentação, placas de vídeo e o interior do gabinete de PCs. É uma ferramenta realmente maravilhosa: basta apontá-la para o local que quer medir (use o “laser” como guia) e ler o resultado na tela.



Use o termômetro para identificar componentes que estão superaquecendo ou refrigeração deficiente

Com isso fica fácil saber se o gabinete está acumulando ar quente em algum ponto, e adicionar uma ventoinha ou reposicionar um feixe de cabos para amenizar o problema. Os preços desta ferramenta vem despencando, e hoje não é difícil achar modelos por cerca de R$ 100.

Dock SATA externa

Estes acessórios estão disponíveis em vários padrões de conexão (USB, FireWire, eSATA), e alguns são capazes de abrigar mais de um HD. Eu uso um modelo USB 3.0 para um só HD, que me atende bem. São úteis para copiar grandes quantidades de dados de um HD antigo para um novo (sem ter de instalar o HD antigo no gabinete) ou para backups rápidos em um HD externo.


Uma dock SATA externa é muito útil na hora de transferir grandes quantidades de arquivos

De olho no consumo

Os PCs estão cada vez mais eficientes, mas ter um simples medidor de consumo de energia à mão é algo útil. Por exemplo, graças a um destes aparelhos eu notei que uma de minhas máquinas estava subitamente consumindo mais energia do que o normal. O problema estava na ventoinha da fonte, cheia de poeira que impedia a boa circulação de ar e a refrigeração correta do componente. Uma fonte “quente” é menos eficiente e consome mais energia. Minha preocupação não era com a conta de luz, mas com a temperatura, que poderia danificar a fonte.


Medidores como este ajudam a identificar o consumo de energia

Um medidor de consumo também é útil com outros aparelhos e eletrônicos. Quando remodelei minha cozinha acabei com duas geladeiras “extras”, e pretendia colocar apenas uma dela na garagem. Testei cada uma delas com um Watts Up Pro, e fiquei com a que era mais eficiente. O modelo que uso, que tem uma porta USB, permite coletar dados sobre o consumo ao longo do tempo e analisá-los mais tarde.

Usar as ferramentas corretas irá ajudá-lo a economizar tempo e evitar frustrações. Mas não é só isso: com as ferramentas certas o risco de danificar um componente diminui, e isso pode representar uma bela economia. Palavra de quem já cometeu muitos erros por causa de ferramentas erradas.

Antes de começar, olhe para a pilha de peças em sua mesa e pense em quais ferramentas serão necessárias para fazer o trabalho de forma correta e eficiente. Sua recompensa será um PC funcionando logo na primeira tentativa, em tempo recorde.