sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

O que é o USB 3.0?
Conheça a nova versão do padrão de transferência de dados

O padrão USB ajudou a acabar com muitos problemas de quem lida com computadores. Ele consolidou tipos diferentes de conexão em uma só e facilitou muito a instalação de impressoras e outros periféricos. A versão 3.0 do USB começa a aparecer nas lojas e traz algumas novidades interessantes. Confira a seguir.

O que é o USB 3.0?

O USB 3.0 é uma nova versão do padrão USB, usado para conectar periféricos a computadores e notebooks. O padrão USB 3.0 também é conhecido como SuperSpeed USB.

Quais as vantagens do USB 3.0?

A principal vantagem do USB 3.0 em relação à versão atual está na velocidade. Ela é de 4,8 Gbps, dez vezes maior do que os atuais 480 Mbps do USB 2.0. Na prática, a velocidade das conexões USB 3.0 deve ficar entre 3,2 e 4 Gbps.

Esses valores são menores do que o máximo teórico, mas muito superiores à velocidade atual do padrão. Um arquivo de vídeo de 700 MB, por exemplo, costuma levar cerca de 20 segundos para ser transferido em uma conexão USB 2.0. Na versão 3.0 esse tempo cairia para 2 segundos.

Getty Images

Repetidor USB 3.0 exibido na CES 2010: equipamentos começam a chegar
Outra vantagem do USB 3.0 é que ele fornece mais energia do que o USB atual. Isso permite carregar mais rapidamente a bateria de iPods e outros periféricos. Um terceiro benefício é que o gerenciamento de energia das portas é melhor. Isso faz com que o notebook poupe bateria quando a porta não está sendo usada.

O que preciso para transferir arquivos por meio de uma conexão USB 3.0?

Computador/notebook - Para começar, o computador ou notebook já deve vir de fábrica com o suporte a USB 3.0. Atualmente há pouquíssimos modelos com essa característica. A causa dessa escassez é que a Intel, principal fabricante de componentes de placa-mãe, ainda não adotou a tecnologia. Espera-se, entretanto, que isso aconteça em 2011.

Sistema - É necessário que o sistema operacional suporte o USB 3.0. O Windows 7 deve ganhar suporte nativo ao USB 3.0 no início do ano que vem, com o pacote de atualizações Service Pack 1.

Outras versões do Windows (Vista e XP), não devem ganhar suporte nativo para USB 3.0. Mas isso pode ser contornado com o uso de arquivos de atualização (drivers) específicos para cada equipamento. Esses arquivos vêm em um CD junto com o periférico USB 3.0 (normalmente, um HD externo). O Linux já conta com suporte ao USB 3.0, mas o Mac OS X não. A Apple ainda não divulgou se vai suportar o padrão.

Periférico - A velocidade do USB 3.0 só pode ser aproveitada se as duas pontas da transferência suportarem o padrão. Por isso, além do computador, o periférico também deve vir com suporte ao USB 3.0. Atualmente já há no mercado alguns HDs externos compatíveis com USB 3.0.

Cabo - Os cabos USB atuais podem ser encaixados em portas USB 3.0, mas não suportam a velocidade do padrão (mais sobre isso abaixo). Por isso, é necessário comprar um cabo USB 3.0.

Poderei usar meus cabos USB atuais em portas USB 3.0?

Sim, as entradas são compatíveis. Mas a transferência de arquivos será realizada com velocidade de USB 2.0. Para transferir arquivos com a velocidade do USB 3.0 será necessário adquirir novos cabos.

Quais são os benefícios práticos do USB 3.0?

O USB 3.0 permite ganhar tempo em transferências de arquivos grandes. Isso é muito útil para quem trabalha com vídeos ou fotos em alta resolução e guarda arquivos em HDs externos. Nesses casos, adquirir equipamentos com USB 3.0 vale a pena.

Para o usuário comum, que usa apenas periféricos USB como teclado, mouse e impressora, a troca não traz vantagens práticas. Esses equipamentos não exigem alta velocidade na transferência de dados.

O USB 3.0 vai vingar?

No momento, não é possível responder. O número de equipamentos (principalmente HDs externos) com USB 3.0 vem aumentando e a compatibilidade das portas com o atual USB 2.0 é um grande fator a favor. Mas a já comentada falta de suporte da Intel é um obstáculo considerável ao crescimento do padrão.

Divulgação

Módulo Light Peak, da Intel: possível concorrente do USB 3.0
A Intel está desenvolvendo uma solução que pode competir com o USB 3.0. Ainda em fase de testes, o padrão se chama Light Peak e promete conexões com velocidade mínima de 10 Gbps e máxima de 100 Gbps. Sites especializados comentam que a Intel pode estar atrasando o suporte ao USB 3.0 para priorizar o Light Peak. Outra empresa importante no mundo da tecnologia, a Apple ainda não anunciou se vai dar suporte ao USB 3.0 em seus produtos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário