terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Posso aumentar a vida útil da bateria removendo-a do notebook?

Descubra a verdade sobre essa questão e conheça métodos para aumentar a vida útil da bateria.


A maioria dos notebooks utiliza bateria de íons de lítio (Li-Ion). Em teoria, ela não deveria apresentar quaisquer problemas de “vício” ou perda de capacidade. Porém, a história é bem diferente na prática, quando vemos que a carga não dura nem metade do tempo que é prometido.










A partir desse tipo de situação é que surgem tutoriais que em teoria resultam na salvação da bateria. Uma das dicas que circula na web recomenda a remoção dela para que sua vida útil seja prolongada. Mas será que isso funciona mesmo? É o que vamos desvendar hoje!
O funcionamento da bateria

Antes de falar da vida útil, precisamos entender como a energia flui no interior da bateria. Os modelos de íons de lítio possuem cinco principais elementos: o ânodo, o cátodo, o separador, o eletrólito e os íons.

(Fonte da imagem: Divulgação/Vaky z - Wikimedia Commons)
Usando os íons para alimentar o computador

Os íons ficam embutidos no ânodo, o eletrodo negativo. Quando você liga o computador sem estar com o cabo conectado à tomada, os íons começam a transitar do ânodo para o cátodo (o eletrodo positivo). Para fazer tal caminho, eles passam pelo eletrólito e pelo separador — esse último é uma folha fina de plástico que separa os eletrodos. Esse processo libera energia para os componentes da sua máquina, mas resulta na descarga da bateria.

Na hora de recarregar, o processo inverso ocorre. A energia que alimenta a bateria forçará os íons a voltarem para o ânodo, deixando-os prontos para mais um processo de descarga. Esses processos de ida e de volta dos íons poderiam ser realizados eternamente, porém, alguns íons podem ficar presos nos eletrodos, o que reduz a capacidade da bateria e o tempo de vida útil.
Remover ou não remover, eis a questão...

Agora, você já tem uma noção de como funciona sua bateria.Portanto, vamos responder à grande pergunta: afinal, posso aumentar a vida útil da bateria removendo-a do notebook? Sim! Ela tende a durar muito mais quando é removida do seu laptop, afinal, a quantidade de ciclos de recarga tende a diminuir. Mas há outros motivos para você realizar esse procedimento.

Primeiro, existe o problema do superaquecimento do computador. O calor é um grande inimigo da bateria, pois ele promove reações químicas que podem reduzir a capacidade das células dela. Pense que uma bateria já aquece sozinha e, caso você deixe-a conectada sem necessidade, o calor proveniente dos demais componentes vai piorar as coisas.



Depois, o mau funcionamento da bateria pode surgir em decorrência de sobrecarga ou de altas tensões. Deixá-la carregando sempre é algo desnecessário, ainda mais que ela pode sofrer danos por manter alguns poucos íons realizando o mesmo processo continuamente. Normalmente, os notebooks vêm devidamente regulados para evitar problemas com voltagens, porém, se um regulador falhar, sua bateria pode ser danificada.
Dicas para fazer sua bateria durar mais
Sempre que o notebook estiver ligado à tomada, remova a bateria para evitar danos.

Nota: vale lembrar que você deve retirá-la enquanto o computador não está ligado. Além disso, salientamos que você deve tomar os devidos cuidados com a falta de energia, pois seu notebook estará sem uma fonte de alimentação alternativa;
Quando for usar a bateria, evite atingir níveis abaixo de 20%;
Nunca deixe a bateria perder toda a carga;
Recarregue a bateria quando o notebook não estiver em uso;
Quando for usar o notebook somente com a bateria, procure usá-lo em locais bem refrigerados e, de preferência, use acessórios para manter o PC sempre com baixas temperaturas.

Observação: estamos cientes de que algumas dicas aqui citadas diferem das orientações de determinadas fabricantes, porém, salientamos que nossas dicas são para prolongar a vida da bateria. Contudo, caso você siga as instruções do manual, a bateria do seu notebook deve funcionar normalmente por um tempo razoavelmente longo.

Enfim, por mais tecnologia que exista no campo de energia e baterias, parece que os problemas nunca são totalmente solucionados. Esperamos que as dicas tenham sido úteis e que você procure economizar sua bateria. Até uma próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário