domingo, 22 de julho de 2012

Conheça o 'Posto do futuro' Você encosta seu carro e ele te informa, por meio de um painel, todas as manutenções necessárias para seu automóvel





"Surgiram várias ideias pensando em uma situação muito futurística. E o bacana é que entre estas ideias, várias puderam ser implementadas naquele momento. Então, com a parceria de empresas como a Intel, fomos criando ideias inovadoras", comenta Eliza Hitomi Mihaguti, gerente de arquitetura de TI da Petrobras Distribuidora. 
"Nós usamos a tecnologia core i7, de segunda geração, que é utilizada nas bombas e na loja de conveniência. Utilizamos também uma nova tecnologia da Intel chamada AIM, que consegue identificar a pessoa de dentro do carro, se é homem ou mulher, qual a idade, quanto gastou na bomba, e customizamos o sistema para aquele tipo de cliente", comentou Max Leite, diretor de inovação da Intel. 





"Pensando em futuro, não tinha como não pensar em sustentabilidade", lembra Eliza.i

Na loja de conveniência, mais tecnologia. Este totem gigante com tela sensível ao toque traz uma câmera inteligente embutida capaz de identificar o sexo e faixa etária do usuário. Assim, os anúncios e promoções são mostrados de acordo com o perfil da pessoal que estiver ali. O totem ainda oferece um aplicativo para conhecer melhor as instalações do posto e também um Google Maps grandão para você pesquisar sua rota. Uma das geladeiras exibe propagandas na porta sem, perder a transparência do vidro. Bem bacana.

"Essa é uma criação entre a Intel e Petrobras, mas pretendemos que se torne uma inovação, mas para ser uma inovação, tem que ser adotada em massa. Estamos aqui testando os conceitos que vão melhor se adaptar e possamos criar uma solução que seja escalável como um todo para todo o mercado", explica Max Leite.

"Este momento é o momento de estudo de quanto custou e quanto deu de retorno. Essa equação não é fácil de ser montada, mas só depois disso iremos pensar em novas soluções, pois estas modernidades têm sempre que evoluir", comenta Nelson Costa Cardoso, CIO da Petrobras Distribuidora.

Mas será que os usuários gostaram das novidades? Os números respondem: segundo a Petrobras Distribuidora, as vendas aqui no “Posto do Futuro” cresceram algo em torno dos 45% nos últimos seis meses.

Este é um posto conceiro. A ideia aqui é testar soluções e tecnologias para saber quais podem ser adotadas em outros postos mundo afora. Se você quiser conhecer mais detalhes e até fazer um tour virtual no “Posto do Futuro”, acesse o link acima e saiba tudo sobre essa novidade 100% brasileira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário