Um mergulho no futuro. Uma experiência que pode ser comum daqui a uns 15 anos, lá para 2030. Você encosta seu carro, e um painel informa se está na hora de trocar o óleo, ou fazer alguma outra manutenção. Esse experimento já está em curso. E, por incrível que pareça, não é em nenhum país de primeiro mundo.
A experiência está acontecendo aqui mesmo, no Brasil, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Aqui, a tecnologia é responsável por uma experiência inédita na hora de abastecer o carro ou usar a loja de conveniência.
"Surgiram várias ideias pensando em uma situação muito futurística. E o bacana é que entre estas ideias, várias puderam ser implementadas naquele momento. Então, com a parceria de empresas como a Intel, fomos criando ideias inovadoras", comenta Eliza Hitomi Mihaguti, gerente de arquitetura de TI da Petrobras Distribuidora.
Ao parar ao lado da bomba para abastecer, o motorista se depara com este grande monitor LCD. Aqui, a tecnologia OCR entra em cena. Ela é capaz de reconhecer textos e imagens. É a mesma tecnologia usada nos radares mais modernos. Só que, aqu, ela está a serviço do cliente, não das multas. As câmeras inteligentes fazem a leitura da placa do veículo, e o cliente que estiver cadastrado é identificado e, enquanto abastece, recebe conteúdo personalizado no painel. São notícias, previsão do tempo, sugestões para manutenção e, é claro, promoções.
No final, a tela exibe o valor da compra e quanto foi abastecido. Alguns usuários mais assíduos do “Posto do Futuro” possuem uma “tag” de radiofrequência para identificação. Os sensores localizados no teto do posto fazem a leitura do dispositivo. O funcionamento é idêntico ao sistema que possibilita a passagem em pedágios sem ter que parar o automóvel.
"Nós usamos a tecnologia core i7, de segunda geração, que é utilizada nas bombas e na loja de conveniência. Utilizamos também uma nova tecnologia da Intel chamada AIM, que consegue identificar a pessoa de dentro do carro, se é homem ou mulher, qual a idade, quanto gastou na bomba, e customizamos o sistema para aquele tipo de cliente", comentou Max Leite, diretor de inovação da Intel.
Mas, todos sabemos, os carros do futuro serão, provavelmente, movidos a eletricidade, e não mais petróleo. Assim, aqui no “Posto do Futuro” também está o primeiro Eletroposto do Brasil. Com a função “quick charge” é possível carregar automóveis e bicicletas elétricas em poucos minutos. Os painéis solares no teto são os responsáveis por transformar a energia do sol em energia elétrica para abastecer os veículos e também para aquecer a água do lava rápido. Até o banheiro do posto ganhou toques de modernidade: ele é autolimpante e se higieniza automaticamente toda vez que a porta é fechada.
"Pensando em futuro, não tinha como não pensar em sustentabilidade", lembra Eliza.i
Na loja de conveniência, mais tecnologia. Este totem gigante com tela sensível ao toque traz uma câmera inteligente embutida capaz de identificar o sexo e faixa etária do usuário. Assim, os anúncios e promoções são mostrados de acordo com o perfil da pessoal que estiver ali. O totem ainda oferece um aplicativo para conhecer melhor as instalações do posto e também um Google Maps grandão para você pesquisar sua rota. Uma das geladeiras exibe propagandas na porta sem, perder a transparência do vidro. Bem bacana.
"Essa é uma criação entre a Intel e Petrobras, mas pretendemos que se torne uma inovação, mas para ser uma inovação, tem que ser adotada em massa. Estamos aqui testando os conceitos que vão melhor se adaptar e possamos criar uma solução que seja escalável como um todo para todo o mercado", explica Max Leite.
"Este momento é o momento de estudo de quanto custou e quanto deu de retorno. Essa equação não é fácil de ser montada, mas só depois disso iremos pensar em novas soluções, pois estas modernidades têm sempre que evoluir", comenta Nelson Costa Cardoso, CIO da Petrobras Distribuidora.
Mas será que os usuários gostaram das novidades? Os números respondem: segundo a Petrobras Distribuidora, as vendas aqui no “Posto do Futuro” cresceram algo em torno dos 45% nos últimos seis meses.
Este é um posto conceiro. A ideia aqui é testar soluções e tecnologias para saber quais podem ser adotadas em outros postos mundo afora. Se você quiser conhecer mais detalhes e até fazer um tour virtual no “Posto do Futuro”, acesse o link acima e saiba tudo sobre essa novidade 100% brasileira.
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