quarta-feira, 20 de novembro de 2013

O que é erro de disco e como corrigir o problema?

Tido como o terror máximo de muitos usuários de computador, receber a mensagem de “Erro de Disco” ao ligar o PC pode significar a perda total dos dados do computador. A mensagem acontece quando a BIOS do computador não consegue ler a unidade de armazenamento do HD. Confira agora algumas formas de solucionar este erro.

Erro no disco, veja algumas soluções para o problema (Foto: Reprodução)Erro no disco, veja algumas soluções para o problema (Foto: Reprodução)





O “Erro de disco” acontece quando a BIOS da placa mãe não consegue nem mesmo ler o que há no disco rígido. Neste caso, há um erro de comunicação entre ambos os componentes, algo que impossibilita o sistema de iniciar. Isso pode ser causado por uma falha na conexão dos cabos do disco rígido ou, na pior das hipóteses, uma falha geral da peça.
O que fazer?
Se você for um usuário sem experiência alguma, o melhor é levar o computador a uma assistência técnica para que verifiquem se o problema foi mesmo em um cabo de dados danificado ou no sistema operacional, que pode ter corrompido toda a tabela de partição do disco. Procurar o suporte autorizado também é imprescindível se o computador estiver na garantia.
Caso tenha conhecimento técnico, você poderá abrir o gabinete do seu computador para verificar a integridade do cabo. Lembre-se checar se não há nenhum lacre, pois abrir o gabinete de um computador invalida a garantia.
Como recuperar um HD externo? Ajude usuário no Fórum do TechTudo!
Outro passo é verificar a integridade do disco rígido através de um CD ou pen drive de instalação do Windows. Para criar um, acesseeste tutorial. Após terminar o processo, conecte o disco no computador desligado e o inicie. Após o sistema carregar, escolha a opção “Reparar seu computador” e, logo após, escolha a opção “Reparação do Sistema”. Veja este outro tutorial para acompanhar todo o processo de reparação.
Caso nenhum dos últimos passos tenha funcionado, é possível que o HD tenha sido danificado. Caso volte a funcionar, faça imediatamente um backup de todos os dados armazenados e tente fazer uma verificação completa em busca de erros no disco. Para isso, o usuário pode utilizar as ferramentas de manutenção disponíveis no Windows.

Nenhum comentário:

Postar um comentário