quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Aprenda a configurar as opções de energia do Windows e aumentar a autonomia da bateria do seu notebook





bateria de um notebook comum dura, em média, algo em torno de 2 a 6 horas, dependendo da quantidade de células e do tipo de utilização. O que pouca gente sabe, ou simplesmente ignora, é que existe um recurso no próprio Windows destinado à redução de consumo e, consequentemente, ao aumento da duração da bateria.


Por meio de pequenos ajustes, o usuário pode configurar as opções de energia do seu computador - de acordo com suas necessidades ou com o seu perfil de uso - e aumentar a autonomia do aparelho. Abaixo veremos como realizar esse ajuste que, embora bem simples e rápido, pode representar um significante aumento do tempo de uso do notebook ou laptop.


Opções de energia do Windows 7 (Foto: Reprodução/TechTudo)


Passo 1. Clique em "Iniciar" e me "Painel de Controle".


Passo 2. Na janela seguinte, acesse a seção "Sistema e segurança" e clique na opção "Opções de Energia".


Passo 3. Agora é a hora de definir o Plano de Energia. Clique "Alterar configurações do plano", ao lado da opção "Equilibrado", recomendada pelo próprio Windows e que combina automaticamente desempenho com economia de energia.


Passo 4. Na janela de configurações, arraste o cursor para um pouco menos da metade ou para o nível de brilho que for ideal para você. Recomendamos a posição indicada na foto abaixo.


Configurações do Plano de Energia (Foto: Reprodução/TechTudo)


Passo 5. Defina o período de tempo para que o computador esmaeça o vídeo, desligue o vídeo e suspenda as atividades. Não coloque um tempo muito baixo nas duas primeiras opções (para não desligar o monitor enquanto você está usando) e não utilize a terceira caso execute tarefas que não possam ser interrompidas.


Passo 6. Por fim, clique em "Salvar alterações".


Existem outros ajustes mais avançados que podem variar de acordo com as preferências de cada usuário. As modificações acima visam somente a um menor consumo de energia (desconsiderando fatores como desempenho, por exemplo) por meio da redução do brilho da tela quando o computador não está conectado à tomada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário