terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Firefox x Chrome: A batalha definitiva pare decidir o melhor navegador

Milhares de aplicativos e jogos rodam direto na web, soma isso às centenas de redes sociais existentes e você tem hoje os navegadores de web como um dos principais programas em um computador (algumas vezes são até o principal). Para muita gente, este é sem dúvida o aplicativo mais usado hoje em dia, pois além das funções já citadas, você consulta seu e-mail via web, transfere seus arquivos e faz backup para os discos virtuais.


Conforme a computação em nuvem se torna mais presente, os navegadores vão ganhando mais recursos e se tornando cada vez mais presentes nas nossas vidas digitais. Mas qual será o melhor? Nesta Batalha de Software, pegamos os dois browsers mais populares entre os usuários mais hardcores dos serviços de internet, os preferidos dos profissionais do ramo: Firefox versus Chrome.

Uso de memória – No padrão Google de ser, a empresa desenvolveu um navegador leve, que ocupa pouco espaço na memória quando em uso, ao contrátio de seu concorrente, que pode chegar facilmente a 500MB de memória RAM utilizada com algumas abas abertas. Isso, em muitos computadores no Brasil, pode representar toda a memória disponível.
Firefox (Foto: Reprodução)

Add-on – Apenas no Chrome 4 que este recurso foi implementado. Como o Firefox já trabalha há mais tempo com esses plugins, desenvolvidos por terceiros para funcionar dentro do navegador, tem um acervo muito maior, além de várias ferramentas específicas para os desenvolvedores.

Temas – Ambos os navegadores podem ser personalizados, implementando uma nova skin, porém, o Firefox tem um acervo muito maior de temas disponíveis para aplicar. Além disso, a página do Personas (o nome dos temas do Firefox) lhe mostra um preview de cada tema, assim que você passa o mouse por cima da imagem, sem precisar instalar. Deste modo, você instala apenas o tema que quiser e não deixa o seu sistem pesado.

Recursos – Um recurso que já vem por padrão no Chrome, mas que no Firefox precisa ser instalado é o Speed Dial. Quando você inicia o Chrome, uma vitrine surge logo na primeira janela, mostrando os sites que você mais usa, agilizando o seu acesso a eles. No Firefox, você pode inserir a extensão Speed Dial e utilizar os mesmos recursos, ou instalar a Google Toolbar. Apesar de não ter esse recurso por padrão, quando instalado, ele apresenta mais funções do que o Chrome. Outro exemplo de recurso: quando uma página trava, no Chrome, basta fechar apenas a aba onde ela estiver e continuar usando o resto. Já no Firefox é preciso fechar o program inteiro.
Chrome (Foto: Reprodução)

Se focarmos nos recursos que ambos apresentam, você levaria horas para terminar de ler este post, para no final chegarmos a conclusão que deu empate.

Barra de endereço – Aqui podemos constatar um empate, pois ambos possuem barras de endereço poderosas, com vários recursos integrados, incluindo a busca do Google.

Escolher um navegador favorito é uma tarefa difícil, e a discussão é longa nos fóruns especializados. Cada um indica sua preferência baseado nos recursos que mais utiliza. Uma grande legião de fãs do Chrome apontam ele como o melhor pelo fato de ser mais leve que o seu concorrente. Portanto, cada um tem o seu argumento para defender o seu preferido. Qual é o seu?

Nenhum comentário:

Postar um comentário