sexta-feira, 7 de janeiro de 2011


>>> Dados perdidos
Formatei meu PC e gostaria de saber se consigo recuperar algumas pastas e arquivos que estavam no HD.
Lucas
Olá, Lucas! É possível recuperar uma boa parte ou totalmente os arquivos removidos usando um aplicativo gratuito chamado Recuva.  Vale salientar que a eficiência na execução do programa e recuperação dos arquivos irá depender de o quanto o seu disco rígido teve os dados sobrescritos depois da remoção devido à formatação. Também é possível contar com o serviço de recuperação de dados oferecidos por empresas especializadas no assunto. Porém quanto mais for sofisticado o processo de recuperação dos dados, mais caro ele pode custar.
O WebcamXP permite a publicação do conteúdo capturado por uma webcam.O WebcamXP permite a publicação do conteúdo
capturado por uma webcam. (Foto: Divulgação)
>>> Antivírus bloqueou o WebcamXP
 Em algumas ocasiões, os antivírus podem barrar a execução de determinados aplicativos. É preciso ficar atenta às mensagens que são exibidas. Quando acontece de o programa ser barrado pelo antivírus, o mais prudente é deixar o dispositivo de segurança manter o seu computador protegido de possíveis ameaças. Embora o seu antivírus tenha bloqueado, o WebcamXP é um programa livre de vírus e você tem autonomia de desbloquear. Pode ficar tranquila, pois esse aplicativo não é um programa tido como “malicioso”.
Ubuntu Linux é sistema operacional de código aberto. Ubuntu Linux é sistema operacional
de código aberto. (Foto: Divulgação)
>>> Programas do Windows no Linux
Olá! Tenho acompanhado as dicas da coluna para instalar o Ubuntu no Linux e acabei abraçando a ideia e instalando o sistema operacional em outra partição para manter o Windows. Gostaria de saber se é possível fazer o Wine usar os arquivos do Windows para rodar programas mais avançados. Obrigado desde já.
Jonas C.
Olá, Jonas! É legal saber das experiências de leitores com as dicas aqui da coluna e saber da sua satisfação quanto ao uso dessas informações. Criar um dual boot é muito útil para quem está começando a migrar do Windows para o Linux, justamente pelo fato de que a adaptação deve ser aos poucos. A sua ideia de vincular no Wine as bibliotecas do Windows que está instalado é viável tecnicamente, desde que o diretório de instalação do Windows esteja acessível ao Ubuntu. Se ele estiver montado, você pode acessá-lo pelo Wine através do recurso de configuração e com ele adicionar novos programas ou arquivos executáveis. Mas é preciso ter em mente que isso não quer dizer que você irá executar com sucesso um programa que foi instalado no Windows dentro do Wine. O ideal é instalar o programa novamente no Linux usando o Wine. Isso pode parecer redundante, afinal você viria a ter um mesmo programa instalado em cada sistema operacional. Porém, esse procedimento reduz o risco de instabilidade na execução do programa.
>>> Particionamento de HD
Caro Ronaldo, eu tenho um notebook da HP e queria fazer um particionamento do HD sem ter de reinstalar todo o sistema operacional (uso o Win7 Home Premium). Tem algum programa que faça isso?
Danilo
Olá, Danilo. Com a versão do Windows 7 que você tem instalada no seu PC, é possível particionar o seu HD usando o utilitário do próprio Windows. Para executar o particionador, vá para Painel de Controle>Sistema e Segurança>Ferramentas Administrativas>Criar e formatar partições do disco rígido. A coluna já abordou o tema, quando escrevi uma dica sobre como fazer cópias de segurança usando os recursos do Windows 7. Nesta dica, também está descrito detalhadamente como particionar o HD usando os recursos nativos do sistema operacional. Mas tenha cuidado! Esse procedimento pode oferecer riscos aos seus arquivos. O ideal é fazer uma cópia de segurança dos seus arquivos.
Bateria de lítio para notebooks. Bateria de lítio para notebooks. (Foto: Reprodução)
>>> Bateria de notebook
Uso o meu notebook apenas em casa, mas todas as vezes que vou ligar conecto a tomada porque tenho receio que pare no meio de algo importante. Isso causa algum problema como viciar a bateria?
Rosane Batista de Oliveira
Olá, Rosane. Os notebooks mais modernos, além de contar com uma nova tecnologia de construção de baterias, também possuem um dispositivo que gerencia a carga. Por conta desse recurso, você pode usar o seu notebook ligado na tomada sem ter que se preocupar em desconectá-lo da fonte. Mas é recomendável que, pelo menos uma vez por semana, você use a bateria até consumir toda a sua carga. Isso serve para que você atualize as informações do sensor que monitora a carga da bateria. Alguns modelos de notebook, com o passar do tempo, podem perder a precisão do indicador da carga. O ideal é você verificar no manual do fabricante do seu notebook se há alguma informação específica sobre a utilização do equipamento.
CCleaner remove entradas inválidas no registro do Windows. CCleaner remove entradas inválidas no
registro do Windows. (Foto: Reprodução)
>>> Usando o CCleaner
Eu gostaria de saber quais arquivos eu posso apagar com o CCLeaner. Eu tenho ele instalado, mas fico com receio de que se eu mandar ele apagar tudo possa futuramente ocorrer algum erro.
Lucas
Olá, Lucas! Programas com a finalidade de prover a manutenção do registro Windows e gerenciar a limpeza de arquivos desnecessários geralmente só identificam e permitem a remoção de arquivos que são inúteis ao sistema operacional – justamente pelo fato de que a sua finalidade é preservar a estabilidade do sistema. Fica complicado listar quais os arquivos você pode remover, pois essa listagem de arquivos está relacionada a cada programa que foi instalado e removido em seu PC. Geralmente, os arquivos que forem listados pelo CCLeaner estão aptos a serem removidos definitivamente. Mas, antes de realizar qualquer procedimento, é recomendável que você crie um ponto de restauração do Windows, caso ocorra alguma falha ou o seu sistema operacional fique instável.
* Ronaldo Prass é programador de sistemas sênior e professor de linguagens de programação em cursos de extensão universitários. É ao mesmo tempo um entusiasta do software livre e macmaníanco. Nem por isso deixa de conferir o que está rolando nas outras tecnologias. Na coluna “Tira-dúvidas”, ele vai dar dicas para tornar o uso do computador mais fácil e divertido, além de responder as dúvidas dos leitores na seção de comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário